: : FALE CONOSCO : : Dúvidas Frequentes : : WEBMAIL
Secretaria > Detalhe
Mapa do Site
Página Inicial
Agenda do Secretário
Login
Quem Somos
Ensino Fundamental e Médio
Educação Infantil
CEUs
Orientações Curriculares
Biblioteca Pedagógica
Cadastro de Demanda
Memória Técnica Documental
Memorial do Ensino Municipal
Servidores da SME
Glossário de Siglas
SP2040
Indique
Responsabilidade Socioambiental
Programa Escolas de Bicicleta é premiado em São Paulo

Imprimir

Foto: Lilian Borges

A Secretaria Municipal de Educação recebeu na última segunda-feira (1º) o Prêmio Jovem Brasileiro, na categoria Meio Ambiente, pela implantação do Programa Escolas de Bicicleta. Ao lado do coordenador-geral do Programa, Daniel Guth, dez alunos-ciclistas do CEU Caminho do Mar (localizado na zona Sul) receberam o troféu, entregue em noite de festa no Memorial da América Latina.

 

Para Guth, “este prêmio é parte do reconhecimento de um esforço coletivo para educar a cidade. Com ele nos sentimos cada vez mais estimulados a desenvolver tecnologias inovadoras e sustentáveis como as bicicletas de bambu e para formar jovens transformadores, que revolucionam nossos bairros e nossa cidade, num processo de apropriação e retomada dos espaços públicos”. O Prêmio Jovem Brasileiro homenageou este ano mais de 40 jovens talentos no Memorial da América Latina. Os troféus são concedidos após votação de júri composto por jornalistas, colunistas e críticos, além de pesquisa com o público.

 

Escolas de Bicicleta - A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo criou em 2012 as primeiras escolas de formação de ciclistas urbanos, em um formato inédito no mundo. Localizadas nos 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade e no Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis, as Escolas de Bicicleta são o centro de um programa de educação e sustentabilidade, já envolvendo 1,4 mil alunos que estão dando suas pedaladas em bicicletas de bambu, que nunca haviam circulado no Brasil.

 

A Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Parada Vital formularam uma metodologia conjunta para treinar e capacitar monitores que atuam diretamente com os alunos. O caderno de um aluno que faça parte do programa Escolas de Bicicleta tem lições sobre legislação de trânsito, transporte sustentável, estilos e modalidades de bicicleta, oficina de mecânica e montagem, história e cultura da bicicleta, educação ambiental, e até orientações sobre liderança e mediação de conflitos. Terminadas as anotações, é hora de subir na magrela e treinar equilíbrio, postura e resistência. Até mesmo a criança que nunca andou de bicicleta pode se tornar um aluno-ciclista.

 

Bicicletas de bambu por toda cidade - As bicicletas do programa são customizadas e inéditas no país. Os quadros feitos de bambu foram criados pelo designer brasileiro Flávio Deslandes, que inventou a primeira bicicleta de bambu em 1995 e hoje desenvolve seus projetos na Dinamarca. Além das bikes, são entregues capacetes, iluminação, colete refletivo, bagageiro e alforje, buzina, espelho retrovisor e cadeado para cada aluno.

 

Imprensa Jovem faz cobertura do evento

 

Dez alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leão Machado fizeram a cobertura completa do Prêmio Jovem Brasileiro 2012. Confira os destaques do evento no blog dos alunos: http://noarimprensajovem.blogspot.com.br/.



02/10/2012 - 09:37