: : FALE CONOSCO : : Dúvidas Frequentes : : WEBMAIL
Secretaria > Projetos > Departamento de Alimentação Escolar > QUEM SOMOS > A equipe
Mapa do Site
SITES DE REFERÊNCIA
CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS
COGESTORES - RESTRITO
CONTATO

  

                                                   A EQUIPE DO DAE

_______________________________________________________________

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) é estruturado por equipes técnicas e administrativas, para uma gestão eficiente do Programa de Alimentação Escolar (PAE). São elas: 

  •  Gabinete
  •   Divisão Técnica
  •   Divisão de Suprimentos
  •   Financeiro
  •   Setor de Contratos
  •   Divisão Administrativa

 

Gabinete

 

O gabinete é responsável por definir a estratégia, os objetivos e as metas a serem perseguidos pelo DAE, dedicando-se à formulação e implementação das políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação, relacionadas com o Programa de Alimentação Escolar – PAE.

Desta forma, a coordenação, integração e harmonização de todas as atividades relativas ao funcionamento e operacionalização do Programa de Alimentação Escolar realizadas entre as diversas áreas técnicas estão diretamente ligadas às atividades do gabinete, bem como o gerenciamento de contratos de fornecimentos de gêneros e serviços, cabendo ainda sugerir à SME as melhores alternativas no emprego dos recursos destinados à alimentação escolar.

 

Divisão Técnica

 

É responsável pela solicitação de abertura de licitações para Registro de Preços de alimentos, requisições de compra de alimentos e pelas chamadas públicas para aquisições da Agricultura Familiar. Os setores da Divisão Técnica são integrados por nutricionistas, auxiliares técnicos de educação (ATEs), agentes de gestão de políticas públicas (AGPP), agentes de apoio  e estagiários de nutrição. O trabalho articulado junto aos diferentes setores do DAE possibilita a gestão do Programa de Alimentação Escolar como um todo. A seguir, os setores e respectivas ações:

 

 -Setor de Pesquisa & Desenvolvimento

 

É o setor que se mantém conectado à legislação vigente para garantia da qualidade dos alimentos e dos serviços que integram o Programa de Alimentação Escolar.

 

Atribuições

 

-Setor de Cardápio

 

Este setor utiliza como referências nutricionais o Guia Alimentar para a População Brasileira – Ministério da Saúde, o Guia Alimentar para Crianças Menores de dois anos de idade – Ministério da Saúde / Organização Pan-Americana de Saúde e a Resolução CD/FNDE nº 26 de 17/06/2013. Os cardápios são elaborados de modo a atender as necessidades nutricionais dos alunos durante seu período de permanência nas unidades educacionais, e buscam incentivar a formação de hábitos alimentares saudáveis.

 

Atribuições

 

-Setor de Programação:

 

Todo o trabalho do Setor de Programação está apoiado em um sistema de grande porte para concretizar o abastecimento das unidades educacionais, atendendo tanto o Programa de Alimentação Escolar quanto o Programa Leve Leite.

 

Atribuições

 

-Setor de Supervisão:

 

Setor estratégico no DAE, a Supervisão visualiza in loco o desenvolvimento do Programa de Alimentação Escolar em todas as unidades educacionais e, junto com os cogestores, representa o elo entre estas e o DAE para garantir a segurança alimentar e nutricional.

 

Atribuições

 

-Setor de Gestão de Terceirizadas

 

É responsável pela gestão de contratos de terceirização total e mista do Programa de Alimentação Escolar.

Atribuições 

Setor de Atendimento

Criado para dar suporte e informações adicionais às unidades educacionais e ao público em geral.

 

Atribuições

 

-Setor de desenvolvimento & comunicação

 

Trata-se de um setor de atividade meio, com articulação junto aos demais setores, cogestores e outras equipes, inclusive externas à PMSP.

 

Atribuições

 

- Assessoria Técnica

 

Faz a interface entre as Divisões Técnica e de Suprimentos.

 

Atribuições

 

- Comissão Permanente de Recebimento de alimentos – CPRA

 

A comissão é composta por médicos veterinários, engenheiros agrônomos, estagiário de veterinária e auxiliar técnico de educação (ATE), com foco na qualidade dos alimentos recebidos.

 

-Competência – Médicos Veterinários e Engenheiros Agrônomos

 

- Expediente Contábil

 

- Gestão de Contratos

 

- Gestão de contratos - Leve Leite

 

Contratos

 

Setor integrado por uma Assistente Técnica, Agente de Gestão de Políticas Públicas (AGPP) e Auxiliares Técnicos de Educação (ATEs), por onde perpassam todos os contratos do DAE.

 

Ações

 

Financeiro

 

O Financeiro do DAE é integrado por um Especialista em Administração, Orçamento e Finanças Públicas, coordenando Assistentes de Suporte Técnico (AST), Auxiliares Técnicos em Educação (ATEs) e Assistentes Administrativos (AA), subdividindo-se em setores especializados.

 

-  Setor orçamento

 

-Setor de alimentação direta

 

-Setor de Serviçoes Terceirizados

 

Setor de Conveniadas

 

Divisão Administrativa

 

Esta divisão dá suporte a todos os setores do Departamento de Alimentação Escolar, sendo integrado por Assistente Técnica, agente de gestão de políticas públicas (AGPP), auxiliares técnicos de educação (ATEs), assistente administrativo, agente de apoio e chefe de seção. São suas atribuições:

  •      Recepção do Departamento de Alimentação Escolar
  •        Protocolo de recebimento de documentos
  •         Serviço de limpeza e conservação
  •          Serviço de vigilância
  •          Apoio ao setor de Recursos Humanos
  •          Serviço de copa
  •          Zeladoria de bens patrimoniais
  •          Apoio técnico à informática
  •          Alteração de Layout do Departamento
  •          Gestão dos contratos de serviço de digitação
  •          Apoio à infraestrutura predial
  •          Aquisições de materiais permanentes e de consumo
  •          Recebimento e distribuição de materiais de uso geral
  •          Gestão da frota de veículos