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 TECNOLOGIA ASSISTIVA

  

 

RECURSOS TECNOLÓGICOS ACESSÍVEIS

 

Os princípios inclusivistas apresentam desmistificações de preconceitos e incapacidades ainda existentes, tornando imprescindível que todos obtenham a mesma possibilidade de acesso às tecnologias. Com base nesta preocupação, A SME SP Informática Educativa oferece a possibilidade de ultrapassar os obstáculos, melhorando a qualidade da educação dos alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais, desse modo os profissionais que atuam com esses alunos estão incorporando alternativas para superar barreiras com relação ao usuário e à tecnologia, favorecendo o alcance de objetivos que visem igualar e qualificar as oportunidades de interação e comunicação dos indivíduos.

 

Todos os alunos se beneficiam academicamente e expandem suas oportunidades de sucesso no futuro quando os ambientes educacionais são inclusivos. A sociedade contemporânea encontra-se em constante processo de transformação, fazendo com que as escolas busquem novas maneiras de ensinar e aprender. Desse modo, emerge a necessidade de promover o acesso de pessoas com necessidades educativas especiais ao universo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) visando o desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades.

 

A Informática surge como alternativa em relação à construção do conhecimento de alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais e com o uso do computador é possível realizar um trabalho onde o desenvolvimento de habilidades e competências tenham importantes avanços no âmbito educacional. O papel do professor deve ser de inovador, reflexivo, criativo e parceiro nesse processo, bem como de mediador, que motiva e incentiva os alunos a participarem de projetos.

Educadores devem promover dinâmicas e criar pontes de funcionamento comuns entre as diferentes realidades educativas.

 

O uso da tecnologia na aprendizagem é mais do que objeto, ferramenta, conhecimento técnico e conceitual, pois envolve postura afetiva, social, simbólica e conceitual por parte do docente.

 

Os recursos digitais podem auxiliar nas atividades da sala de aula, laboratório de informática educativa, sala de apoio, sala de recursos, e outros espaços, buscando encontrar caminhos que possibilitem a descoberta de alternativas possíveis de ação para a construção do conhecimento de qualquer educando, com ou sem deficiência. Sabe-se que a informática pode abranger as mais diversas áreas do conhecimento humano e, na instituição escolar, isso pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos que necessitam de apoio.

 

Recursos de acessibilidade ao computador são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizada para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.

 

As tecnologias de apoio podem desempenhar papel fundamental no desenvolvimento das pessoas com disfunções neuromotoras graves e incapacidades de comunicação através da fala. No entanto, a utilização de tais tecnologias só será eficaz se houver a adequada informação dos profissionais da educação, familiares e alunos. Importa, assim, tanto quanto investir na aquisição de tecnologias de apoio, assegurar também a qualificação dos profissionais e dos próprios usuários destas tecnologias, para que a sua utilização seja adequada.

 

Os alunos matriculados na Rede Municipal de Educação de São Paulo fazem uso dos softwares de acessibilidade instalados na imagem pedagógica:

 

Softwares acessíveis instalados nos laboratórios de informática educativa e net book:

·         DosVox: sistema destinado ao uso do computador através do controle de voz - deficiência visual e dificuldades de leitura e escrita

·         MecDaisy: permite a leitura e produção de livros em formato digital acessível - deficiência visual e dificuldades de leitura e escrita

·         Teclado Virtual (Free VK): permite entrada de texto em programas de computador de maneira alternativa ao teclado convencional – deficiência motora

·         Sorobã Virtual: ábaco de desenvolvimento lógico matemático - baixa visão e dificuldades em operações matemáticas

·         Mouse Ocular: operar o computador com os olhos – deficiência motora

·         NVDA: leitor de tela em código aberto – deficiência visual e motora

·         Componentes de acessibilidade do Windows: lupa, alto contraste, configuração de teclado e mouse.

 

Softwares acessíveis instalados apenas no net book:

·         Editor Livre de Prancha: canais de comunicação diferentes – dificuldades na fala ou sem escrita funcional

·         Eugênio: preditor de texto – dificuldade de leitura e escrita

 

Softwares acessíveis a serem instalados futuramente:

·         Simon: controle de computador através da voz – deficiência motora

·         Microfênix: controle de computador através da voz ou som – deficiência motora

 

Softwares acessíveis a serem instalados apenas nas SAAIs:

·         Jecripe: game para estimulação – síndrome de down

·         Holos: estratégias para desenvolvimento global e aprendizagem – deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem