Portal da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

3ª Conferência Nacional de Educação – Etapa Regional Jaçanã/Tremembé

Evento aberto ao público trouxe discussões sobre temas relacionados ao Plano Nacional de Educação

conae_jt_740_x_430.jpg

Nos dias 5 e 6 de maio, aconteceu no espaço do Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã e CEU EMEF Jaçanã a etapa regional Jaçanã/Tremembé da Conferência Nacional de Educação (CONAE).

A CONAE é um espaço democrático criado pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

As Conferências Regionais de Educação da Cidade de São Paulo têm por objetivo geral, coincidente com o objetivo da Conferência Municipal: consolidar a estruturação do Sistema Nacional de Educação e, considerando ser regional, abranger a participação de todos os atores do território no monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

O evento contou com a apresentação musical da Banda The Balds, que realizou a abertura do evento interpretando canções dos gêneros pop, rock e suas vertentes. Um de seus músicos é o Professor Roberto Belisário Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa.

A abertura ficou por conta da Mestra de Cerimônia, a aluna Lorena Miranda Lopes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. Em seguida, a Diretora da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, Simone Aparecida Machado, cumprimentou os presentes e abordou a importância do evento para a educação municipal.




Em seguida, uma das responsáveis pelo evento, a Diretora Raquel Costa, contextualizou a Conferência ao longo dos últimos anos. Ela concedeu uma entrevista exclusiva à equipe da Imprensa Jovem da EMEF Gal. Júlio Marcondes Salgado.
Confira:



Dando continuidade ao evento, foram chamados ao palco os convidados para participar da Roda de Conversa intitulada “Qual a escola que queremos?”.

Participaram da roda crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, pais e professores, sob a mediação do professor Jamir Candido Nogueira, que conduziu a conversa sobre temas relacionados à escola, projetos, currículo e gênero.




Dando continuidade ao evento, houve a plenária para aprovação do regimento comum das conferências regionais.

No segundo dia do evento, na parte da manhã, houve as plenárias para discussão dos eixos temáticos propostos. Os participantes puderam se inscrever previamente e participar da leitura do eixo, bem como contribuir com possíveis alterações no documento.

O evento contou com a cobertura jornalística da Imprensa Jovem da EMEF Gal. Júlio Marcondes Salgado. Os alunos fizeram registros fotográficos das discussões e realizaram entrevistas com os participantes.

Para encerrar a conferência, todos foram convidados a participar da plenária final e eleição dos delegados para a etapa municipal da 3ª Conferência Nacional de Educação.

Todo material produzido nesta Conferência será entregue ao Fórum Municipal de Educação, para que este, junto com os documentos produzidos pelas outras Diretorias Regionais de Educação, seja encaminhado à próxima etapa municipal da Conferência, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio no Anhembi, SP.