: : FALE CONOSCO : : Dúvidas Frequentes : : WEBMAIL
Secretaria > Notícias
Mapa do Site
Página Inicial
Agenda do Secretário
Login
Quem Somos
Ensino Fundamental e Médio
Educação Infantil
CEUs
Orientações Curriculares
Biblioteca Pedagógica
Cadastro de Demanda
Memória Técnica Documental
Memorial do Ensino Municipal
Servidores da SME
Glossário de Siglas
SP2040
Indique
Responsabilidade Socioambiental

Título

PNAIC reúne professoras alfabetizadoras 

Assunto

Arquivo de Notícias 

Tipo de destaque

Nenhum 

Resumo

Encontro tratou da ludicidade

Texto


No último dia 10 de agosto, as professoras alfabetizadoras da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé reuniram-se para a formação do Pacto de Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, projeto do governo federal que visa dar subsídios aos professores das séries iniciais do ensino fundamental para que todos os alunos sejam alfabetizados até os oito anos de idade. O evento ocorreu em um dos auditórios da Universidade UniSant’anna.

A recepção das professoras alfabetizadoras ficou por conta de um grupo de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Domingues Sampaio. Eles mostraram, por meio da dança, parte da diversidade cultural do povo brasileiro. Apresentaram a dança folclórica Maculelê, que possui influencias afro-indígenas e se vale de bastões de madeiras, que dão sonoridade aos movimentos. O grupo é liderado pelas professoras Tatiane Andres Fernandes Rivera e Rosa Maria Ferreira da Cunha, que desde o início do ano trabalham as questões étnicos-raciais com o auxilio da linguagem da dança.


Alunos da EMEF João Domingues Sampaio apresentaram um Maculelê


A abertura do evento foi feita pelo Diretor Regional de Educação, Profº Roselei Júlio Duarte, que explanou sobre temas ligados à organização do ensino municipal. Em seguida foi a vez da professora Yeda Maria da Costa Varlotta, servidora da rede municipal de ensino, formadora dos orientadores de estudo da capital pela Universidade Federal de São Carlos. O tema desenvolvido foi a Ludicidade no contexto da alfabetização.


Professora Yeda Maria da Costa Varlotta

Já na parte da tarde a discussão ficou sob o comando das professoras Camila Lopes e Sandra Helena Broinizi de Araújo, ambas especialistas em educação especial e formadoras do Centro de Formação e Atenção à Inclusão - CEFAI. O tema discutido correu em torno dos alunos deficientes e das adequações necessárias para que todos tenham o direito de participar das atividades propostas, mesmo que os objetivos da tarefa sejam díspares dos objetivos dos alunos regulares.


Professoras Camila Lopes e Sandra Helena Broinizi de Araújo


Saiba mais sobr o PNAIC - Pacto de Nacional de Alfabetização na Idade Certa pelo site pacto.mec.gov.br.

Foto Destaque

 

Propriedade fotografica

 
Anexos
Tipo de Conteúdo: Item
Criado em 13/8/2013 10:48  por Admin 
Modificado pela última vez em 19/8/2013 11:54  por MONICA CARVALHO TANG