O1. OFICINAS/ OFICINAS PEDAGÓGICAS

 

O1.1  ALFABETIZAÇÃO

 

 

              2267     

 

O1.1/1

 

EDUCAÇÃO INFANTIL. TEORIA E PRÁTICA II-"A RESPOSTA ESTA NO PRINCÍPIO".1996.18 p.

Oficinas Pedagógicas para Professores de EMEls. Objetivos: vincular a teoria à prática, enriquecendo-a e ativando-a com as situações similares às do cotidiano dos professores; proporcionar aos educadores oportunidades de ampliar seus procedimentos pedagógicos, experienciando atividades práticas por meio das oficinas; orientar quanto ao processo de avaliação relacionando as conquistas no aproveitamento ao desenvolvimento global. Textos de apoio Sobre o desenvolvimento psicomotor, afetivo da criança. Textos sobre literatura infantil, dança e informática na EMEI. (Sa.020/96).

 

 

O1.2  APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

 

 

              2268     

 

O1.2/1

 

APOIO. Oficina de Aproveitamento de Alimentos. 1993. 72p.

Participação de Educadores da RME.

Objetivos: informar e proporcionar conhecimentos mais aprofundados sobre os alimentos em geral, seu preparo, valor nutritivo e aproveitamento de todas as suas partes; levar os educadores a uma reflexão sobre a ecologia humana integrada na Educação Ambiental; elaborar um plano pedagógico tendo por base aspectos teóricos e técnicos apresentados nesse curso. (Sa.096/93).

 

 

O1.3  RECICLAGEM DE MATERIAIS – LIXO

 

 

              2269     

 

O1.3/1

 

SEA - Setor de Educação Ambiental. A Problemática do Lixo e a Questão da Reciclagem na Educação Ambiental. 1995. 134p.

Curso dirigido a todos os educadores da RME. Com a finalidade de fornecer subsídios aos educadores/multiplicadores para o desenvolvimento de um projeto em educação ambiental, para que o aluno possa, em diferentes atividades, construir uma postura consciente em relação ao ambiente que o cerca. (Sa.096/95).

 

 

O1.4 RECICLAGEM DE PAPEL

 

 

              2270     

 

O1.4/1

 

APOIO. Reciclagem e Produção de Papel Artesanal. 1993. 14p.

Público alvo: professores, diretores, coordenadores pedagógicos, operacionais de EMEIs, pais e alunos. Orientar, através de subsídios didático-pedagógicos inter-disciplinares, os participantes ao ressaltar a importância e possibilidade de reaproveitamento de diversos materiais, experienciando a técnica de reciclagem de papel; compreender o processo educativo ligado ao meio ambiente e mostrando que o indivíduo pode interferir na realidade e melhorá-la. (Sa.054/93).

 

 

              2271     

 

O1.4/2

 

SEA - Setor de Educação Ambiental. Oficina Pedagógica: Produção e Reciclagem de Papel Artesanal. Divisão de Orientação Técnica de Educação Infantil e Alfabetização-DOT3.

1995. 31p.

Oficinas desenvolvidas nas Drems ou UEs. dirigidas a CPs e outros educadores a fim de proporcionar-lhes subsídios didático-pedagógicos e oportunidades de reflexão sobre as questões ambientais, numa abordagem construtivista. (Sa.090/95). 

 

 

              2272     

 

O1.4/3

 

SEA - Setor de Educação Ambiental - Oficina de Reciclagem e Produção de Papel Artesanal - 20 horas - DOT3. 1995. 35p.

Oficina destinada a Educadores da RME: Professores, CPs, ADs e Diretores, visando mostrar-lhes a possibilidade de “reciclagem de papel de forma simples, obtendo, como produto final, um material útil para ser utilizado  de diversas formas, nas diferentes disciplinas”. O documento apresenta os procedimentos para os cinco dias de curso, detalhando os respectivos conteúdos. (Sa.093/95).

 

 

              2273     

 

O1.4/4

 

CURRÍCULOS E PROGRAMAS. OFICINA DE RECICLAGEM E PRODUÇÃO DE PAPEL ARTESANAL - 20 HORAS. 1996. 15p.

Curso oferecido aos educadores da RME onde se discute a importância e as possibilidades de reaproveitamento de diferentes materiais a partir da vivência da técnica de reciclagem de papel e confecção de material didático. O curso dá oportunidade à discussão e à prática sobre a criação artística, a partir de material alternativo a fim de que possam ser utilizados nas diversas disciplinas. (Sa.075/96). 

 

 

*O1.4.1 VARIAÇÕES SOBRE O ASSUNTO

(Reciclagem de Papel)

 

 

              2274     

 

*O1.4.1/1

 

PMSP. SME/ SETOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SEA / DOT – OFICINA PEDAGÓGICA: PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE PAPEL ARTESANAL.

1996. 27p.

Assuntos desenvolvidos neste documento: Oficinas / Oficinas Pedagógicas / Reciclagem de Papel / Setor de Educação Ambiental – SEA. Oficina direcionada a Coordenadores Pedagógicos e/ ou outros educadores da Rede Municipal de Ensino – RME. O subsídio contém os objetivos e os procedimentos do 1º e 2º dias da Oficina, além da Bibliografia utilizada.

 

 

O1.5 IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO

 

 

              2275     

 

 

O1.5/1

 

SME – SUPEME. OFICINA PEDAGÓGICA: IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO. VERSÃO PRELIMINAR. 2000. 25p.

Assuntos abordados neste trabalho: Oficinas / Oficinas Pedagógicas / Identidade em Construção / Projeto. O documento contém: Justificativa; Objetivos, Procedimentos; Cronograma; Recursos materiais, financeiros e institucionais; Avaliação; Legislação e Bibliografia. Projeto: Oficina Pedagógica.: “Perspectivas, compromissos, o fazer pedagógico em foco”.   (Sa.017/00)

 

 

O1.6 TEATRO DE BONECOS

 

 

              2276     

 

O1.6/1

 

SME – CONAE. OFICINA “CONSTRUINDO TEATRO DE BONECOS.”2002.16p.

Assuntos: Oficinas / Oficinas Pedagógicas / Teatro de Bonecos / Oficina para educadores do Ensino Municipal e ADIs. Este trabalho aborda, inicialmente, o conceito de teatro e de teatro de bonecos, mostrando sua importância na proposta de reorientação curricular e na formação permanente dos educadores, em seguida, apresenta objetivos das oficinas em questão, os conteúdos a serem desenvolvidos e a metodologia a ser utilizada, assim como outros itens. (Sa.009/02 - Obs.: Ver também: E2.8.1).

 

 

*O1.1 VARIAÇÕES SOBRE O ASSUNTO

(Oficinas Pedagógicas)

 

 

              2277     

 

*O1.1/1

 

SME/SUPEME. OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS. 1987.77p.

Assuntos abordados: Oficinas/ Oficinas Pedagógicas/ Artes Plásticas.

Subsídio que tem por  objetivo, entre outros, levar o  Assistente de Atividade Artística a : analisar e discutir as necessidades da criança nas fases de desenvolvimento; vivenciar técnicas das Artes Plásticas; aproximar as Artes Plásticas das demais áreas do conhecimento (componentes curriculares).

 

 

              2278     

 

*O1.1/2

 

PMSP/SME/BES. OFICINA DE ARTES CÊNICAS, TEATRO-EDUCAÇÃO. 1987.35p.

Temas abordados: Oficinas/ Oficinas Pedagógicas/ Artes Cênicas/ Teatro.

Documento que enfatiza as atividades dramáticas, demonstrando o grande valor na formação da personalidade infantil e a responsabilidade do professor ao ter em mãos um instrumento de ensino.

 

 

              2279     

 

*O1.1/3

 

PMSP-SME/BES/ SUPEME- DIVISÃO DE PROGRAMAS E ATIVIDADES ESPECIAIS- SETOR DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS. OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS - ORIGAMI - CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM SUCATA.

1987. 35p.

Assuntos abordados: Oficinas/ Oficinas Pedagógicas/ Artes Plásticas - Origami/ Áreas do Conhecimento: Jogos e Brincadeiras/ Educação Artística/ Projeto. Trata-se de uma oficina de Artes ( Educação Artística) que visa desenvolver junto à criança a imaginação criadora, o estilo pessoal de expressão artística, a estética e a sensibilidade, utilizando o papel/ dobraduras (origami) e a confecção de brinquedos com sucata.

 

 

              2280     

 

*O1.1/4

 

PMSP/SME - DOT- CENTRO DE MULTIMEIOS. PROJETO OFICINA -ANOTAÇÕES, IDÉIAS, PUBLICAÇÕES E CURSOS. JUNHO/90-91. 27p.

Temas abordados: Oficinas/Oficinas Pedagógicas/ Projeto/ Áreas do Conhecimento: Ciências/ Matemática/ Jogos/Brinquedos/ Português-Literatura. Este documento contém informações sobre o que é um projeto oficina, traz um esboço de Experimento - Ludoteca e divulgação de atividades do projeto Oficina de: Ciências, Jogos/ Matemática e Literatura ( Português).

( Obs.: Ver o documento *P5.1/37 ) 

 

 

              2281     

 

*O1.1/5

 

PMSP/SME- DOT-CENTRO DE MULTIMEIOS.OFICINAS PEDAGÓGICAS. TRÊS(03) BOLETINS INFORMATIVOS. 1992.

Assuntos abordados:Oficinas/ Oficinas Pedagógicas/ Projeto/ Áreas do Conhecimento.Três boletins informativos sobre o Projeto Oficinas Pedagógicas apresentando o nome de cada oficina, a temática, carga horária, público-alvo e locais de realização.

 

 

              2282     

 

*O1.1/6

 

PMSP/SME - DOT - MULTIMEIOS E MÚLTIPLAS LINGUAGENS. OFICINA DE LITERATURA: FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS. 2001.11p.

Temas abordados: Este documento refere-se à oficina de Literatura- Formação de Contadores de História com os objetivos de desenvolver técnicas de contar histórias e apresentar sugestões de obras literárias que proporcionem o prazer de ouvir, ler, interagir e criar textos/ histórias, inclusive confeccionando materiais para a apresentação das obras literárias.

 

 

              2283     

 

*O1.1/7

 

BRASÍLIA. OFICINA: INCLUSÃO DIGITAL E PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA- PERÍODO: 14 A 17 DE MAIO DE 2001. 29p.

Assuntos abordados: Oficinas/ Oficinas Pedagógicas/ Níveis de Ensino: Educação Especial – Informática/ Cidadania. Este documento apresenta sugestões quanto à utilização da tecnologia/ informática para facilitar a inclusão e equiparação de oportunidades na sociedade, para grande parcela da população brasileira constituída por crianças,idosos, analfabetos, pessoas com limitações físicas, sensoriais, motoras, a fim de também poderem exercer sua cidadania.