C4. CURRÍCULO/ PROGRAMAS E PROGRAMAÇÕES DE ENSINO

 

C4.1 CURRÍCULO/ GRADE CURRICULAR/COMPONENTES

CURRICULARES/CONTEÚDOS PROGRAMÁTICO

 

 

              839       

 

C4.1/1

 

PLANO DE TRABALHO DA SEÇÃO DE CURRÍCULOS, PROGRAMAS, MÉTODOS E PROCESSOS (EM.101) PARA 1974. 12p.

Justificativa do Plano; Objetivos da Seção e suas respectivas justificativas; sistemática de trabalho, cronograma para o ano; programas e projetos, sistema de controle e avaliação.(Sa.006/74)

 

 

              840       

 

C4.1/2

 

Currículo Pleno da Escola de 1º Grau. 1981. 94p.

Constando dos seguintes anexos:

Anexo I  - Fundamentos Legais para Revisão do Currículo Pleno da Escola de 1º Grau.

Anexo II - Estudo Comparativo dos Quadros Curriculares do Ensino Estadual e do Municipal.

Anexo III - Apresentação  das  Alternativas  de Grades Curriculares.(Pj.002/81)   

 

 

              841       

 

C4.1/3

 

PROGRAMAÇÕES DE ESTUDOS SOCIAIS/ GEOGRAFIA/EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA/O.S.P.B/ HISTÓRIA. - 1º GRAU. 1981. 51p.

Considerações Gerais; A Criança e a Sociedade em que vive; Conteúdos de cada um desses Componentes Curriculares. (Sa.006/81)

 

 

              842       

 

C4.1/4

 

Projeto de Implementação das Programações de 1º Grau.

1982. 15p.

Objetivo: desenvolver atividades de apoio técnico à execução do trabalho pedagógico nos diferentes Componentes Curriculares.

Acompanham este Projeto: Cadernos sobre: Avaliação em Língua Portuguesa, Implementação da Programação de 1º Grau - de Língua Inglesa (3 cadernos), Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, de 1ª à 8ª séries.

(Ver também: DO.41/Pj.001/82; DO.21/Pj.013/82; DO.21/Rt.008/82).(Pj.002/82)

 

 

              843       

 

C4.1/5

 

Avaliação da Programação Curricular/82 - 1º Grau. 1982.17p.

Objetivos: oferecer dados para tomada de decisões relativas à implantação e implementação da Programação Curricular na RME; propor medidas para suprir deficiências encontradas durante o processo de avaliação.(Pj.013/82)

 

 

              844       

 

C4.1/6

 

Implementação das Programações de 1º Grau. 1983. 18p.

Objetivos: desenvolver atividades de apoio técnico à execução do trabalho pedagógico nos diferentes componentes curriculares; elaborar conteúdos para diferentes modalidades de treinamento que abordem temas relacionados a currículo. Acompanham este Projeto: Apostilas contendo sínteses de metas, projetos e atividades para o ano de 1983. (Pj.001/83)

 

 

              845       

 

C4.1/7

 

PROGRAMA DE 1º GRAU. 1985. 9 VOLUMES.

Apresenta o novo Programa de Ensino que se pretende implantar a partir de 1986 na Rede Municipal de Ensino. Abrange todas as séries e todos os componentes do Núcleo Comum, em nove volumes: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries e Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências e Saúde, de 5ª à 8ª séries.(Sa.010/85)

 

 

              846       

 

C4.1/8

 

PROPOSTA DE QUADRO CURRICULAR DE 1º GRAU. 1986. 06p.

Este documento é uma síntese do assunto acima mencionado, contendo sugestões das EMs., DREMs e SUPEME (parte da legislação) para encaminhamento ao Conselho Estadual de Educação como proposta de Regimento Escolar.  (Rt.003/86)

 

 

              847       

 

C4.1/9

 

REUNIÃO COM OS PROFESSORES DO 2º GRAU, POR COMPONENTE CURRICULAR. 1987. 08p.

Objetivo: Análise e discussão sobre a Proposta de Programação do 2º Grau, por Componente Curricular, a saber, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Inglês, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia. (Rt.006/87)  

 

 

              848       

 

C4.1/10

 

Programa de Primeiro Grau/Ensino Regular Versão Preliminar

Suplemento do D.O.M. de 3l/12/86, contendo a apresentação geral da Proposta de Programas para 1987 e o conteúdo programático de 1ª à 8ª séries do 1º Grau de: Português, Ciências Físicas e Biológicas e Saúde, Estudos Sociais, Geografia e História. Todos os Programas são acompanhados de uma apresentação que discorre, principalmente, sobre a Metodologia básica utilizada.’(Sa.001/87)

 

 

              849       

 

C4.1/11

 

Programa de Primeiro Grau - Ensino Regular - Implementação de Estudos Sociais, de Ciências Físicas e Biológicas e Saúde e de Matemática. 1987.

Suplemento do D.O.M. de 30/4/87, trazendo, em quatro cadernos, a orientação metodológica destinada a orientar o trabalho em sala de aula, em classes de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries, respectivamente, em função dos conteúdos de Estudos Sociais, de Ciências Físicas e Biológicas e Saúde e de Matemática. As sugestões de atividades para os diversos conteúdos não esgotam o assunto, e devem ser entendidas como alternativas de trabalho, devendo o professor realizar as adequações convenientes para sua classe. Todos os subsídios apresentam a Bibliografia específica. Observação: Esta Implementação foi republicada, em Edição Especial, no D.O.M. de 11/6/88. (Sa.009/87)

 

 

              850       

 

C4.1/12

 

Programa dos Diferentes Componentes Curriculares do Ensino Supletivo - 1º Grau. 1987.41p.

Documento que apresenta os conteúdos programáticos dos seguintes Componentes Curriculares do Ensino Supletivo - 1º Grau: Português (Apresentação - 1º e 2º termos); Educação Artística (Apresentação - 1º e 2º termos); Matemática (Apresentação - 1º e 2º Termos); Ciências e Programas de Saúde (Apresentação - 2º Termo); História (1º e 2º turnos); Geografia (Apresentação - 1º e 2º Termos); Língua Inglesa (Apresentação e 3º Termo). (Sa.010/87)

 

 

              851       

 

C4.1/13

 

Suplência de 2º Grau - Programa. 1988. 254p.

Contém os programas de todos os componentes curriculares da Suplência de 2º Grau. Constitui-se de: Apresentação; Considerações Gerais sobre o Ensino de 2º Grau; Programas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Língua Inglesa, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia.

Apresenta, também, Avaliação e Considerações Gerais. (Sa.031/88)

 

 

              852       

 

C4.1/14

 

SME. CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO, É POSSÍVEL? 2001. 09p.

Esta apostila apresenta os assuntos: Currículo / Programas / Programações / Grade Curricular / Cidadania. Há, neste trabalho, reflexões quanto ao Currículo Emancipatório nas Escolas Municipais, ou seja, um currículo que envolva alunos e professores em diálogo permanente com o mundo e criando espaços para a cidadania. Há, também, referência ao professor Paulo Freire e citações dele. (Sa.012/01).

 

 

C4.2 CURRÍCULO/EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

              853       

 

C4.2/1

 

REVISÃO CURRICULAR DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR - PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA DE 1980. 21p.

Considerações gerais sobre a implantação do “Currículo Pré-Escolar”; Programação Específica de Educação Infantil; Anexos: 1 - desenvolvimento do aspecto humano no Currículo Pré-Escolar; 2 - especifica as capacidades básicas para a aprendizagem e sua classificação por área; 3 - a programação específica e o desenvolvimento do Pré-Escolar. (Sa.001/80)

 

 

              854       

 

C4.2/2

 

OBSERVAÇÃO COMO TÉCNICA DE AVALIAÇÃO. REUNIÃO DE EQUIPE TÉCNICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 1980. 09p.

Como os conteúdos curriculares da pré-escola são trabalhados sob forma de atividades, a observação é a principal técnica para se obter informações sobre o desenvolvimento cognitivo, afetivo, e psicomotor da criança. Plano e ficha de observação. Registro de dados. (Sa.004/80)

 

 

              855       

 

C4.2/3

 

PROGRAMAÇÃO COMPENSATÓRIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL.1980. 19p.

I - Estrutura Progressiva das experiências a serem adquiridas, tendendo à organização do conhecimento. Desenvolver os aspectos: motores de base; neuro-motores; perceptivo-motores. Desenvolver a forma e o conteúdo expressivo; formar hábitos sadios; adquirir padrões de comportamento social.

Anexos: objetivos de ensino e estratégias. (Sa.005/80)

 

 

              856       

 

C4.2/4

 

PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 1980.

02 CADERNOS.

Implementação do Currículo Pré-Escolar e da programação específica de Educação Infantil no Processo de Planejamento Escolar. (Sa.012/80)

 

 

              857       

 

C4.2/5

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 1985. 5 VOLUMES.

Documento que representa parte do Programa de Educação Infantil, com orientação para o trabalho didático em Linguagem e Matemática, num conjunto de cinco volumes: A Pré-Escola que queremos; Linguagem; Coletânea de Histórias (Material de Apoio: Linguagem); Raciocínio Lógico - Matemático

(vols. 1 e 2). (Sa.012/85) 

 

 

C4.3 PARÂMETROS CURRICULARES (PCNs)

 

 

              858       

 

C4.3/1

 

SME. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. 1998. 05 volumes.

Coleção de 05(cinco) volumes que compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais e que abordam os assuntos: Currículos / Programas / Programações de Ensino / Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Os referidos Parâmetros são organizados da seguinte forma: Introdução que justifica e fundamenta as opções feitas para a elaboração dos  documentos de Áreas do Conhecimento e relacionados aos Temas Transversais. (Sa.037/98).

 

 

*C4.3.1 VARIAÇÕES SOBRE O ASSUNTO (PCNs)

 

 

              859       

 

*C4.3.1/1

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO – SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL – SEF. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNs.- DOCUMENTO INTRODUTÓRIO – 1º E 2º CICLOS. AGOSTO / 1996. 102p.

Este trabalho abrange os seguintes assuntos: Parâmetros Curriculares Nacionais-  seus princípios, fundamentos e organização / Currículo – Programas de Ensino / Desenvolvimento Pessoal / Profissional / do Escolar – Cidadania / Política - Política Educacional / Áreas do Conhecimento / Temas Transversais Histórico da Proposta dos PCNs./ Organização Escolar: Ciclos / A situação do Ensino Fundamental no Brasil. Neste documento é apresentada a Proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, origens e justificativa.(Ver também o título).

 

 

              860       

 

*C4.3.1/2

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO – SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL – SEF. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – AGOSTO / 1996. 06 (SEIS) DOCs.

Assuntos tratados: Currículo / Programas de Ensino / Parâmetros Curriculares Nacionais 1º e 2º Ciclos / Níveis de Ensino: Ensino Fundamental / Política  Política Educacional: Movimento de Reorientação Curricular / Áreas do Conhecimento. Esta é uma coletânea de 06 (seis) documentos: Língua Portuguesa (Português) 106p.; Arte  78p.; Educação Física 37p.; Matemática 163p.; Ciências Naturais 103p.; História / Geografia 75p.

 

 

              861       

 

*C4.3.1/2a

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO – SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL –SEF. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – TEMAS TRANSVERSAIS. 1996/97. 06 (SEIS) APOSTILAS.

Assuntos: Currículo/ Programas/  Programações de Ensino/ Parâmetros Curriculares Nacionais/ Temas Transversais / Níveis de Ensino: Fund.l/ Cidadania / Áreas do Conhecimento. Trata-se de uma Coletânea de 06 (seis) documentos sobre os Temas Transversais que permeiam as Áreas do Conhecimento. Itens: Apresentação – 48p.; Convívio Social e Ética – 62p.; Convívio Social e Ética – Meio Ambiente – 57p.; Saúde – 25p.; Orientação Sexual – 30p.; Pluralidade Cultural / 1997 – 66p.

 

 

              862       

 

*C4.3.1/3

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. DISCURSO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO  - PROF. PAULO RENATO

SOUZA – SESSÃO DE ABERTURA DO SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - SÃO PAULO - 16/09/96. 301p.

Assuntos: PCNs/ Currículo Programas de Ensino / Desenvolvimento Pessoal / Profissional / do Escolar / Cidadania / Política - Política Educacional / Áreas do Conhecimento / Eventos: Seminário / Palestras / Conselhos: Conselho Estadual de Educação de São Paulo – CEE.

 

 

              863       

 

*C4.3.1/4

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – TERCEIRO E QUARTO (3º E 4º) CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VERSÃO FINAL. 1998.12 ( DOZE) DOCUMENTOS.

Assuntos destes documentos: Currículo – Programas – Programações de Ensino/  PCNs. / Terceiro (3º) e Quarto (4º) Ciclos. Trata-se de uma coletânea de 12 (doze) documentos, assim distribuídos: 1) Parâmetros Curriculares Nacionais – 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental – Introdução. 158p.; 2) Língua Portuguesa – Português. Versão Final. 104p.; 3) Língua Estrangeira. 102p.; 4) Educação Física. 99p.; 5) Arte. 107p.;  6) Matemática. 323p.;  7) Ciências Naturais. 287p.;  8) História. 99p.; 9) Geografia. 151p.; 10) Ética. 82p.; 11) Pluralidade Cultural. 53p.; 12) Trabalho e Consumo. 86p.

 

 

              864       

 

*C4.3.1/5

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. 1998.  03 (TRÊS) VOLUMES.

Temas que constam destes documentos: Currículo – Programas – Programações de Ensino  / Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil / Níveis de Ensino: Educação Infantil - Pré-Escola -Ensino Pré-Escolar – EMEI / Creche(s). Volume 1: Introdução. Apresentação de reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil. 101p.Volume 2: Formação Pessoal e Social- Identidade  e Autonomia das crianças. 86p.Volume 3: Conhecimento de Mundo. Contém 06 (seis) documentos referentes aos Eixos de Trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagens Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade. 269p.

 

 

              865       

 

*C4.3.1/6

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS. BRASÍLIA. 1998. 345p.

Itens abordados neste documento: Currículo – Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs. / Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas / Programações de Ensino – Curriculares / Níveis de Ensino:

Ensino Fundamental. O documento, em questão, apresenta idéias básicas e sugestões de trabalho para o conjunto das áreas do conhecimento e para cada ciclo escolar das escolas indígenas inseridas no Ensino Fundamental, respeitando a diversidade das múltiplas programações curriculares dos projetos históricos e étnicos específicos de nosso país.

 

 

C4.4 PROGRAMAÇÕES DE ENSINO: 1981/ 1988

 

 

              866       

 

C4.4/1

 

Projeto de Implantação das Programações de 1º Grau.1982.15p.

Objetivo: elaborar e implantar a programação curricular de 1ª à 8ª séries para todos os componentes constantes do Quadro Curricular em vigor a partir de 1982.Obs.: Fazem parte deste Projeto subsídios de apoio técnico (Sas.) de 1981, reformulados em 1982, referentes desde o Período Preparatório até os Componentes Curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Artística, Educação Física, Matemática, Desenho Geométrico, Ciências e Programas de Saúde, Estudos Sociais, História, Geografia, Educação Moral e Cívica, OSPB.(Ver também: DO.41/Pj.002/82; DO.21/Pj.013/82;DO.21/Rt.008/82  e DO.41/Sa.003/81, 004/81, 005/81,006/81,007/81,008/81 e 009/81).(Sa.001/82)

 

 

              867       

 

C4.4/2

 

PROGRAMA DE 1º GRAU - VERSÃO PRELIMINAR PARA DISCUSSÃO. (ANEXO 1 A 4). 1985. 216p.

Documento para reflexão sobre os pressupostos teóricos que embasam uma nova proposta pedagógica para o ensino público. Acompanham quatro anexos sobre detalhamentos dos Programas de: Matemática, Estudos Sociais, Ciências e Saúde e Síntese das discussões com os professores sobre a Versão Preliminar do Programa de 1ª à 4ª séries - 1985. (Sa.005/85)

 

 

              868       

 

C4.4/3

 

Programa de 1º Grau Ensino Regular - Implementação de História: 5ª série. 1987.

Suplemento do D.O.M. de 14/10/87 contendo dois documentos:um, destinado a professores de 5ª à 8ª séries, sobre aspectos metodológicos comuns a todas as séries, e outro, com sugestões de trabalho para o desenvolvimento do Programa na 5ª série.(Sa.005/87)

 

 

              869       

 

C4.4/4

 

PROGRAMA DE PRIMEIRO GRAU - ENSINO REGULAR - IMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS, DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS E SAÚDE E DE MATEMÁTICA. 1987.

Suplemento do D.O.M. de 30/4/87, trazendo, em quatro cadernos, a orientação metodológica destinada a orientar o trabalho em sala de aula, em classes de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries, respectivamente, em função dos conteúdos de Estudos Sociais, de Ciências Físicas e Biológicas e Saúde e de Matemática. As sugestões de atividades para os diversos conteúdos não esgotam o assunto, e devem ser entendidas como alternativas de trabalho, devendo o professor realizar as adequações convenientes para sua classe. Todos os subsídios apresentam a Bibliografia específica. Observação: Esta Implementação foi republicada, em Edição Especial, no D.O.M. de 11/6/88. (Sa.009/87)

 

 

*C4.1 VARIAÇÕES SOBRE O ASSUNTO

(Currículo/ Programas)

 

 

              870       

 

*C4.1/1

 

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – CEE / DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ENSINO – D.ME. CURRÍCULO. CONCEITO. PROGRAMAÇÃO PARA A LÍNGUA PÁTRIA, ESTUDOS SOCIAIS, CIÊNCIAS. PLANEJAMENTO DE CURRÍCULO PARA A ESCOLA DE 1º GRAU (INDICAÇÃO Nº 1 / 72).

1969. 221p.

Assuntos deste documento: Currículo / Planejamento / Programação(ções) / Estudos Sociais / Língua Pátria / Ciências / Níveis de Ensino: Ensino de 1º Grau Ensino Fundamental. Este é um conjunto de documentos que abordam: Conceito de Currículo; Modelo teórico de Planejamento de Currículo; Programação para: Língua Pátria, Estudos Sociais e Ciências.

 

 

              871       

 

*C4.1/2

 

PMSP / SME. PROGRAMAÇÃO ESCOLAR PARA 1972. 377p.

Assuntos tratados neste trabalho: Currículo / Programação Escolar / Matemática / Expressão e Comunicação / Estudos Sociais / Educação Moral

e Cívica / Iniciação Artística / Educação Musical / Educação Física. Esta é uma Programação relativa às 4 (quatro) séries iniciais do Ensino de 1º Grau, distribuída em 3 (três) períodos de 80 dias letivos por série. A orientação é relativa à programação por áreas, segundo o critério vigente, abrangendo: Língua Pátria, Educação Moral e Cívica, Estudos Sociais, Ciências, Saúde, Educação Física, Matemática e Iniciação  Artística.

 

 

              872       

 

*C4.1/3

 

PMSP / SME / DEPARTAMENTO MUNICIPAL  DE ENSINO – DME. PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO COM ATIVIDADES CONCENTRADAS EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. 1975. 79p.

Assuntos do documento: Currículo / Língua Portuguesa – Português / Matemática/  Programas / Projetos.

Trata-se de um Projeto de Implementação do Currículo com atividades centradas em Língua Portuguesa – Português e Matemática, visando atingir alunos de 2ª à 8ª séries da RME. Objetiva estimular, no aluno, a utilização de formas adequadas de comunicação e de raciocínio matemático em sua vida diária. Visa, também, estimular os professores a desenvolver formas adequadas de comunicação e de raciocínio matemático em seus alunos através de atividades integradas.

 

 

              873       

 

*C4.1/4

 

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ENSINO – DME. DIVISÃO PEDAGÓGICA. PLANO PARA RENOVAÇÃO DO ENSINO MUNICIPAL / PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU /  SUBSÍDIOS DISTRIBUÍDOS EM REUNIÕES DE APOIO PEDAGÓGICO. 1970/71.

 03 APOSTILAS.

Assuntos deste trabalho: Currículo / Quadro Curricular / Legislação: LDB 5.692/71 / Currículo/ Áreas do Conhecimento / Núcleo Comum / Formação Especial / Quadros Curriculares de 1976 a 1980 / Comparação entre os Quadros Curriculares da PMSP e do Estado de São Paulo / Propostas e medidas necessárias.

 

 

              874       

 

*C4.1/5

 

DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO, ORIENTAÇÃO E CONTROLE – DEPLAN – DOT  DO ENSINO DE 1º E 2º GRAUS. ESTUDOS SOBRE A REFORMULAÇÃO DO QUADRO CURRICULAR. 1980. 30p.

Assuntos tratados neste documento: Currículo / Quadro Curricular / Legislação: Federal / Estadual / Municipal / Áreas do Conhecimento / Núcleo Comum / Parte Diversificada / Educação Geral / Formação Especial.

 

 

              875       

 

*C4.1/6

 

DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO -  DEPLAN. ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO DE 1º GRAU À REALIDADE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. FASE: REFORMULAÇÃO DO QUADRO CURRICULAR.

1980/81. 39p.

(Acompanha o Regimento Comum das Escolas Municipais de 1º Grau – 1982/83). Abordagens: Currículo / Quadro Curricular Áreas do Conhecimento / Núcleo Comum / Parte Diversificada / Regimento Comum das Escolas Municipais de 1º Grau – 1982/83.

 

 

              876       

 

*C4.1/7

 

PMSP / SME – DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO – DEPLAN. COLETÂNEA DE ESTUDOS SOBRE A ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. 1975 / 1981. 425p.

Abordagem deste documento: Currículo / Quadro Curricular / Ensino de 1º Grau. Trata-se de documento elaborado por equipe de especialistas e professores de 1º Grau do Setor de Currículos, Programas, Métodos e Processos DEPLAN 41, onde são apresentadas alternativas de Quadros Curriculares destinadas a orientar a elaboração do Currículo Pleno das Escolas Municipais de 1º Grau.

 

 

              877       

 

*C4.1/8

 

SME / DEPLAN. ESTUDO DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS  DE SÃO PAULO (segundo o PARECER  853/71, DO  CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO – CFE). 1980. 179p.

Assuntos deste trabalho: Currículo / Legislação – Currículo / Resolução nº 8, de 01/12/71; Parecer 853 / 71; Programa de Implantação da Escola Municipal de 1º Grau; Manifestação do Conselho Estadual de Educação – CEE.

 

 

              878       

 

*C4.1/9

 

PMSP. CURSO DE PREPARAÇÃO DE PROFESSORES E PESSOAL TÉCNICO DAS ESCOLAS INTEGRADAS DE 08 (OITO) ANOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. [ 1970/71]. 65p.

Abordagem: Currículo / Escolas Integradas de 08 (oito) anos / Áreas do Conhecimento / Áreas Curriculares / Disciplinas: Comunicação e Expressão / Língua Portuguesa – Português / Língua Inglesa – Inglês /  Educação Física / Educação Musical / Matemática-Geometria. Este é um texto que apresenta os objetivos gerais e específicos das áreas curriculares mencionadas anteriormente.

 

 

              879       

 

*C4.1/10

 

SECRETARIA  DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SÃO PAULO. FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO. [ 1968/69]. 14p.

Assuntos tratados neste trabalho: Currículo / Planos / Planejamentos / Planejamento Escolar. Este documento analisa o currículo no planejamento escolar, seu conceito, os fundamentos filosóficos, sociológicos e psico-biológicos. São apresentadas as diferenças entre os currículos das escolas tradicionais e renovadas, assim como considerações sobre currículo e programa da Escola Primária do Estado de São Paulo.

 

 

              880       

 

*C4.1/11

 

SME / DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ENSINO – DME. PROGRAMAÇÕES DE 1974 / 1975. 685p.

Itens deste trabalho: Currículo / Programações: Língua Portuguesa – Português / Matemática / Ciências Físicas e Biológicas e Saúde / Estudos Sociais / Organização Social e Política Brasileira / Educação Moral e Cívica / Língua Inglesa – Inglês. Este é um trabalho sobre Programações de vários Componentes Curriculares (Áreas do Conhecimento), conforme constam nos itens acima relacionados e que se referem ao período: 1974 / 75.

 

 

              881       

 

*C4.1/12

 

 

PMSP – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. O CURRÍCULO PRÉ-ESCOLAR. 1974. 48p.

Os assuntos deste documento são: Currículo / Níveis de Ensino: Pré-Escola / EMEI / Legislação – Currículo da Pré-Escola. É apresentada uma proposição de um currículo para a educação Pré-Escolar que não objetiva fixar um modelo único, tornando, assim, indispensável a adequação deste às diferentes realidades de cada Unidade Pré-Escolar. São vistos os objetivos da Educação Pré-Escolar; a Estrutura Curricular e seu detalhamento, metodologia e avaliação. Acompanham anexos com Legislação e Fundamentos Psicológicos.

 

 

              882       

 

*C4.1/13

 

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO – SEE. GRUPO ESCOLAR EXPERIMENTAL “Dr. Edmundo Carvalho” -  3ª DELEGACIA DE ENSINO ELEMENTAR - CAPITAL. PROBLEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO. Autor: Prof. Joel Martins “O CURRÍCULO E A REALIDADE EM QUE A ESCOLA SE INSERE” – CONCEITOS DE CURRÍCULO. 1969. 57p.

Assuntos do trabalho: Currículo / Planejamento de Currículo. São textos referentes a: função da escola; como melhorar sua organização; as diferenças individuais; o progresso dos alunos; conceitos de currículo, e outros.

 

 

              883       

 

*C4.1/14

 

SME / DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ENSINO – DME. PROGRAMA DO ENSINO DE 1º GRAU PARA AS UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO. 1973. 443p.

Assuntos que este documento abrange: Currículo / Programas / Projetos / Níveis de Ensino: Ensino de 1º Grau – Ensino Fundamental / Áreas do Conhecimento: Comunicação e Expressão / Matemática /Iniciação às Ciências /Ciências Físicas e Biológicas /Programas de Saúde /Estudos Sociais.Trabalho que apresenta os objetivos gerais da RME, assim como os objetivos gerais das áreas do conhecimento citadas.

 

 

              884       

 

*C4.1/15

 

SME – DEPLAN / DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA  - EDUCAÇÃO INFANTIL – DEPLAN 5. PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 1982. 16p.

Assuntos deste documento: Currículo / Programação – Educação Infantil – Pré-Escola – EMEI. Esta é uma programação específica de Educação Infantil que enfoca as áreas  da Linguagem Perceptivo-motora, Motricidade-Geral, Integração Sensório-Motora, Habilidades Sociais e Conceituais.

 

 

              885       

 

*C4.1/16

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. FACULDADE DE EDUCAÇÃO. CURRÍCULOS EDUCACIONAIS: UMA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO – autora: Dalilla Sperb. DOCUMENTO PARA ESTUDO E DISCUSSÃO – Prof.ª Dra. Lady Lina Traldi. 1972. 22p.

Apostila sobre palestras onde são tratados os assuntos: Currículos  Educacionais / Metodologia / Planos / Planejamentos.

 

 

              886       

 

*C4.1/17

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. FACULDADE DE EDUCAÇÃO. A REFORMULAÇÃO DE CURRÍCULOS E PROGRAMAS PARA A EDUCAÇÃO DE 1º GRAU – autora: Prof.ª Lúcia Marques Pinheiro. DOCUMENTO PARA ESTUDO E DISCUSSÃO – Prof.ª Dra.Lady  Lina Traldi. 1972. 28p.

Apostila sobre palestras que abordam os assuntos: Currículos Educacionais/ Reformulação de Currículos e Programas / Programas para a Educação de 1º Grau.

 

 

              887       

 

*C4.1/18

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. FACULDADE DE EDUCAÇÃO. FASES DE DESEMPENHO NA TAREFA DE PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO. ENCONTRO DE COORDENADORES DE EQUIPES DE CURRÍCULO – autora: Prof.ª Dra. Lady Lina Traldi. 1972. 23p.

Assuntos tratados na apostila: Currículo / Planejamento e Implementação de Currículo / Eventos: Encontro de Coordenadores de equipes de Currículo.

 

 

              888       

 

*C4.1/19

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. FACULDADE DE EDUCAÇÃO. ALGUMAS DAS PROPOSIÇÕES MAIS RECENTES PARA O ESTUDO E RECONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO – autora: Prof.ª Dra. Lady Lina Traldi. 1972. 23p.

Abordagem: neste documento: Currículo –  Proposições para seu estudo e reconstrução.

 

 

              889       

 

*C4.1/20

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. PLANEJAMENTO DE CURRÍCULO – Prof. Nélio Parra / Prof.ª Dra. Lady Lina Traldi. 1972. 11p.

Assuntos: Currículo / Planos / Planejamentos.

 

 

              890       

 

*C4.1/21

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. QUADRO DAS CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO NORMAL E CORRESPONDENTES: NECESSIDADES ESPECÍFICAS; ATIVIDADES E EXPERIÊNCIAS CURRICULARES; PROGRAMA DIÁRIO – Prof.ª Dra. Lady Lina Traldi. 1972. 13p.

Itens apresentados: Currículo / Experiências Curriculares, entre outros tópicos .

 

 

              891       

 

*C4.1/22

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. FACULDADE DE EDUCAÇÃO. A ESCOLA NÃO-GRADUADA. ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E SEU CURRÍCULO. Prof.ª Dra. Lady Lina Traldi. 1972. 27p.

Assuntos desta apostila: Currículo / Organização Escolar / Escola não-graduada.

 

 

              892       

 

*C4.1/23

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. FACULDADE DE

EDUCAÇÃO. MÉTODOS ATIVOS E ESCOLAS DE EXPERIMENTAÇÃO – CURSO:  “CURRÍCULO E SUPERVISÃO”. Prof.ª Dra. Lady Lina Traldi.

1972. 35p.

Neste documento são abordados os tópicos: Currículo / Profissionais de Educação: Supervisão – Supervisor Escolar / Capacitação / Treinamento / Cursos Métodos Ativos / Escolas de Experimentação.

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