C1. CAPACITAÇÃO/ TREINAMENTOS/ CURSOS

 

C1.1 CAPACITAÇÃO DE DOCENTES – EMEI – EMPG (EMEF)

 

 

              713       

 

 

C1.1/1

 

Treinamento de Professores de Educação Infantil e PLANEDI. 1977. 38p.

Objetivos:

- capacitar professores de Educação Infantil e PLANEDI recém-contratados para assumirem suas funções nas classes do Plano de Educação Infantil;

- informar sobre as finalidades e características do PLANEDI;  orientar sobre a importância da colaboração das Mães Monitoras em um trabalho conjunto;- vivenciar atividades com 120 crianças, tais como: linguagem; matemática; brinquedos; jogos;- avaliar os resultados no decorrer desse projeto.Obs.: acompanha um breve histórico do PLANEDI.

(Ver também: Pj. 002/76 e 003/76). (Pj.001/77)

 

 

              714       

 

C1.1/2

 

TREINAMENTO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E PLANEDI .

1977. 59p.

Conteúdo de Treinamento na Área de Educação Física - Sugestões de Atividades-Avaliação.   Educação Musical - sugestões de atividades com canções. (Pj.003/77)

 

 

              715       

 

C1.1/3

 

Treinamento de Professores de EMEI e PLANEDI. 1977. 25p.

Sugestões de atividades em Educação Musical e Educação Física. (Pj.004/77)

 

 

              716       

 

C1.1/4

 

Treinamento de Professores de Educação Infantil em exercício nas Classes de PLANEDI. 1977. 24p.

- Programação predominante de atividades recreativas para os alunos no aproveitamento do período de férias; - orientações aos professores quanto ao uso correto da voz para evitar desgaste e proporcionar maior rendimento em seu trabalho; - troca de experiências entre esses profissionais. (Pj.010/77)

 

 

              717       

 

 

C1.1/5

 

Treinamento para Professores de Educação Infantil - Programação. 1978. 169p.

Objetivos: criar condições para que os Professores de Educação Infantil recém-admitidos possam: receber orientações sobre as finalidades e características do pré-escolar; perceber a importância de estruturar e documentar cientificamente seu trabalho; dominar técnicas para treinamento e integração de mães-monitoras no processo educativo.

- Sugestões de atividades de Educação Física e Musical. Apostilas de orientação - em anexos de 1 a 11. (Pj.005/78)

 

 

              718       

 

C1.1/6

 

Mini-treinamento nº 01/79 para Professores de Educação Infantil - Sugestões de Atividades Integradas. 1979. 13p.

Cantigas (Educação Musical); Orientação ao professor quanto a atividades de Expressão Plástica (Desenho, Pintura, Colagem, Recortes, Modelagem).

(Pj.001/79)

 

 

              719       

 

C1.1/7

 

Treinamento de Professores de Educação Infantil - Programação Específica por Estágio. 1979. 11p.

Atenção especial é dada a todo conteúdo que favoreça o desenvolvimento do pré-escolar em seus aspectos: físico, psicológico e social, conhecendo-se suas características e peculiaridades de cada fase evolutiva.

Os conteúdos devem ser correlacionados verticalmente (por estágios) e horizontalmente, (por atividades). É importante que este Programa seja flexível para permitir que o Professor faça mudanças conforme as necessidades de seus alunos. (Pj.004/79)

 

 

              720       

 

C1.1/8

 

Treinamento para o Pessoal Docente de Educação Infantil Técnicas de Educação Física e de Música. 1979. 06p.

Técnicas essas que o Professor procurará integrar, criando atividades para sua classe. A apresentação desse treinamento dá-se em vista da necessidade de reciclagem constante do pessoal docente; do valor do treinamento em serviço; da possibilidade de se atender aos interesses do professor; da importância de proporcionar-lhe a liberdade de criar, a partir dos subsídios transmitidos pela Equipe Técnica. Sugestões de atividades (músicas e brinquedos). (Pj.007/79)

 

 

              721       

 

C1.1/9

 

Mini-Treinamento nº 02/79 para Professores de Educação Infantil - Atividades Integradas. 1979. 12p.

Sugestões de jogos e brincadeiras com música e atividades de Expressão Plástica (recorte e colagem) a fim de desenvolver coordenação motora; utilização da linguagem como meio de comunicação e interação social, ampliação de vocabulário; percepção auditiva; formação de estrutura de frases com articulação correta; postura correta; noção de conjunto.(Pj.009/79)

 

 

              722       

 

C1.1/10

 

Projeto Gerador: Capacitação de Recursos Humanos, através de Treinamento em Serviço: Educação Infantil. 1981. 16p.

Objetivos básicos:

- capacitar os Profissionais da RME de Educação Infantil, para o desempenho satisfatório de suas funções, com vistas à melhoria qualitativa do ensino pré-escolar; - subsidiar o trabalho dos Profissionais das EMEIs., acima mencionados, através de reuniões de apoio técnico. (Pj.003/81)

 

 

              723       

 

C1.1/11

 

Subprojeto - Capacitação de Recursos Humanos através do Treinamento em Serviço - Educação Infantil - Metodologia das Atividades da Pré-Escola para Professores de Educação Infantil - Módulo II. 1981. 25p.

Objetivo do Curso: Capacitar o Professor de Educação Infantil para o uso de uma metodologia eficaz e eficiente ao desenvolvimento integral do educando, com vistas às atividades curriculares da 1ª série do 1º Grau.

Obs.: Acompanham este Projeto 12 (doze) Anexos em forma de apostilas que detalham os assuntos do curso.  (Pj.003-1/81)

 

 

              724       

 

C1.1/12

 

Subprojeto - Capacitação de Recursos Humanos: Treinamento Inicial para Professores de Educação Infantil. 1982. 101p.

Objetivos: oferecer aos professores de Educação Infantil informações necessárias: ao desempenho eficiente de suas funções; à sua vida funcional dentro da Administração Municipal. Obs.: Este Projeto é acompanhado de outro com Treinamento para Professores de Educação Infantil recém-admitidos; apostilas referentes ao cargo em questão; Currículo e Programação específica de Educação Infantil e Anexo 1 com informações de caráter técnico-administrativo tais como: Estrutura de SME; Competência dos Órgãos; Direitos e Deveres do Servidor; Plano de Ensino; etc.  (Pj.003-1/82)

 

 

              725       

 

C1.1/13

 

Subprojeto - Capacitação de Recursos Humanos: Treinamento e Aperfeiçoamento do Pessoal de Educação Infantil - Treinamento: Formas de Expressão. 1982. 18p. e Anexos de 1 a 5.

Objetivo: fornecer uma metodologia das diferentes Formas de Expressão, dando ênfase ao comportamento criativo do professor e do aluno.

Obs.: Acompanham, este Projeto, Anexos com Folhas-Tarefa sobre Criatividade, Expressão Corporal, Verbal, Artística, Musical para a Pré-Escola.  (Pj.003-3/82)

 

 

              726       

 

C1.1/14

 

CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A PRÉ-ESCOLA.1982. 40p.

Objetivo do Relatório: mostrar como foi implantado, pelo DEPLAN, o programa e a sistemática de realização dos cursos e treinamentos para o pessoal docente da RME do Município de São Paulo.

Traz informações sobre a Secretaria Municipal de Educação e sobre a sistemática de realização dos “Treinamentos em Serviço” e dos “Cursos Optativos” (e respectivo manual). Anexos: organogramas de SME e DEPLAN, cronogramas dos Treinamentos em Serviço e dos Cursos Optativos, Pré e Pós-Testes e Avaliações de Conteúdo e Reação. (Rt.010/82)

 

 

              727       

 

C1.1/15

 

RECICLAGEM DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 1986. 104p.

Material para subsidiar o treinamento destinado a Professores de Educação Infantil, enfocando Expressão Artística e Corporal.

Consta de 5 módulos que desenvolvem os seguintes assuntos: Pintura, Dobradura, Recorte, Educação Física e Música. (Sa.014/86)

 

 

              728       

 

C1.1/16

 

APOIO. Capacitação para Professores de PLANEDI. 1993. 12p.

Tem por objetivos: oferecer encontro específico aos professores que trabalham com classes do PLANEDI; dar oportunidades para que os professores em questão busquem uma coerência teórica e prática em sua ação educativa, refletindo diante de diferentes tendências educacionais. Seguem-se procedimentos e avaliação do encontro. (Sa.026/93)

 

 

              729       

 

C1.1/17

 

ENCONTRO COM PROFESSORES RECÉM- ADMITIDOS NA RME - SME ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES.

Encontro com Professores recém-ingressantes na RME; vida funcional. 1984. 04 cadernos. (SA.002/84)

 

 

              730       

 

C1.1/18

 

ENCONTRO COM PROFESSORES RECÉM-INGRESSANTES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: ESTRUTURA E ATRIBUIÇÃO. 1985. 26p.- VIDA FUNCIONAL (ANEXO 1). 1985.23p.

Subsídios que informam o funcionamento e os objetivos dos Órgãos Centrais da Secretaria, e esclarecem os direitos e deveres dos professores em relação à Administração. (Sa.001/85)

 

 

C1.2 CAPACITAÇÃO DE DOCENTES E ESPECIALISTAS/

EMEI/EMPG/(EMEF)

 

 

              731       

 

 

C1.2/1

 

Projeto Gerador: Capacitação de Recursos Humanos através de Cursos Optativos para o Pessoal de Educação Infantil. 1981. 13p.

Objetivos: oferecer aos Professores e Especialistas de Educação Infantil efetivos, oportunidade para atualização e reciclagem, visando ao aperfeiçoamento profissional;  despertar a percepção desses educadores quanto à importância de sua responsabilidade na formação da criança da Pré-Escola.

Acompanham, este Projeto, Metas para 1982. (Pj.006/81)

 

 

              732       

 

 

C1.2/2

 

SUBSÍDIOS DE APOIO PARA REUNIÃO DE EQUIPE TÉCNICA.

1981. 03 ANEXOS.

 Anexo I - Conversa hipotética entre Profs. sobre suas atividades com os alunos;

Anexo II - Considerações sobre as atividades da Pré-Escola;

Anexo III - Texto esclarecedor quanto ao respeito e paciência que se deve ter pelo processo de crescimento da criança. (Sa.001/81)

 

 

              733       

 

C1.2/3

 

REUNIÃO DE EQUIPE TÉCNICA: ESPECIALISTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 1981. 10p.

Representantes das DREMs (Supervisores Regionais e O.Ps. de Educação Infantil) - Propor alterações para elaboração do Calendário Escolar de 1982; tomar conhecimento do novo Regimento de Educação Infantil; Conscientizar o Diretor da necessidade de planejar, com sua equipe docente, atividades pertinentes à Educação Infantil, dentro de uma certa seqüência antes de introduzir as crianças nas atividades; Elaborar um plano de ação supervisora para atingir os objetivos propostos. (Sa.002/81)

 

 

              734       

 

C1.2/4

 

Projeto Gerador "Capacitação de Recursos Humanos através de Treinamento em Serviço"- Educação Infantil. 1982.(Pj.001/82)

Capacitação de Recursos Humanos através de Treinamento em Serviço - Educação Infantil. 1982. Módulo 1:

A) Treinamento para Diretor de EMEI: orientações sobre a estrutura de SME e competências de seus órgãos; a EMEI (estrutura e funcionamento); informações administrativas.  B) Treinamento inicial para Professores de Ed. Infantil: informações sobre SME e seus órgãos; sobre direitos, deveres e atribuições do Prof. de Ed. Infantil; Programação Curricular; Plano de Ensino. (Pj.001-01/82)

 

 

              735       

 

C1.2/5

 

Subprojeto - Capacitação de Recursos Humanos: Treinamento e Aperfeiçoamento do Pessoal de Educação Infantil - Treinamento: Atualização dos Técnicos de Educação Infantil - efetivos e designados. 1982. 16p.

Objetivo: promover a atualização e a complementação de conhecimentos dos Técnicos de Educação da Área de Educação Infantil. (Pj.003-4/82)

 

 

              736       

 

C1.2/6

 

TREINAMENTO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE EMEIS - AVALIAÇÃO DA 2ª FASE - PERÍODO: AGOSTO E OUT./84. 1985. 33p.

Através deste Relatório intencionou-se divulgar informações conclusivas sobre a eficiência desta 2ª fase do citado treinamento, com o objetivo de subsidiar a tomada de decisões não só quanto a futuros treinamentos, como também quanto à necessidade de minimizar ou acentuar situações detectadas por ocasião da transmissão, que possam facilitar ou dificultar a execução dos mesmos. (Rt.004/85)

 

 

              737       

 

C1.2/7

 

ENCONTRO. Professores do I, II e III Ciclos e Orientadores de Sala de Leitura. 1994. 49p.

Público alvo: os Professores de Ens. Fund. I e II e Orientadores de Sala de Leitura de todas as U.Es., de todas as DREMs.(de EMPG/EMEDA, Curso Regular/Supletivo), e também convidados: Supervisores de Ensino, Diretores e CPs. Objetivos: colaborar na construção do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar; refletir sobre as dificuldades e progressos em algumas U.Es. através de Relatos de Prática; discutir a relação entre o Programa de Qualidade e o Contexto Educacional. Texto de apoio e Bibliografia para consulta. (Sa.102/94)

 

 

              738       

 

C1.2/8

 

ENCONTRO. Professores do I, II e III Ciclos e Orientadores de Sala de Leitura. 1994. 48p.

Público alvo: o mesmo citado no documento anterior.Objetivos: idênticos aos já mencionados no Sa.102/94. Abordagem da Leitura, Escrita, Letramento, Alfabetização, apresentando textos desses tópicos e relatos de prática.Término do documento com texto de apoio e Bibliografia. (Sa.103/94)

 

 

C1.3 CAPACITAÇÃO DE ESPECIALISTAS – EMEI/EMPG (EMEF)

 

 

              739       

 

C1.3/1

 

Treinamento para Diretores e Equipe Técnica das EMEIs. Projeto: Dinamização das APMs.(Associações de Pais e Mestres) 1979. 23p.

Unidades Escolares participantes: previsão de uma amostragem de 10% das EMPGs., Nível de execução: Diretores Escolares e Equipes Técnicas das Escolas Municipais. Descrição da Associação de Pais e Mestres, seus Objetivos, atividades em que está envolvida. Intercâmbio entre Pais e Escola.

Apresentação das Diretrizes de Trabalho do Projeto “Dinamização das APMs”. - Textos para reflexão sobre o assunto; Material; Técnica; Sugestões de Atividades para agilizar a APM.(Pj.006/79)

 

 

              740       

 

C1.3/2

 

Subprojeto - Capacitação de Recursos Humanos através de Treinamento em Serviço - Ensino de 1º e 2º Graus. Treinamento em Serviço para Técnicos de Educação. 1982. 18p.

Objetivo: promover a atualização do grupo de Técnicos de Educação de 1º Grau para o exercício de suas atribuições.  (Pj.002-5/82)

 

 

              741       

 

C1.3/3

 

Subprojeto - Capacitação de Recursos Humanos através de Treinamento em Serviço para Supervisores Regionais de Educação de EMs. e EMEIs - CENAFOR. 1982. 20p.

Objetivo: analisar a função da Supervisão a partir de uma visão abrangente da Educação e do posicionamento do Especialista como Educador, considerando a sua prática e legislação que regulamenta a sua função.

Acompanha: pasta contendo o Plano e Conteúdo do Curso DEPLAN/CENAFOR (Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional). (Pj.002-7/82)

 

 

              742       

 

C1.3/4

 

Subprojeto - Capacitação de Recursos Humanos através de Treinamento em Serviço para Diretores de Escola de 1º Grau e de Educação Infantil - CENAFOR. 1982. 20p.

Objetivo: analisar a função da Direção a partir de uma visão abrangente da Educação e do posicionamento do Especialista como Educador, considerando a sua prática e legislação que regulamenta a sua função.

Juntamente com este Projeto estão uma pasta sobre Capacitação de Recursos Humanos da RME da PMSP e Manual do Diretor de 1º Grau.(Pj.002-8/2)

 

 

 

              743       

 

C1.3/5

 

TREINAMENTO PARA TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO DE SME 1982. 11p.

Justificativa; Objetivos (Geral/Específicos); Conteúdo; Metodologia; Recursos Didáticos; Avaliação; Situação Atual dos técnicos de Educação. (Sa.002/82)

 

 

              744       

 

C1.3/6

 

REUNIÃO DE EQUIPE TÉCNICA PARA CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. 1982. 40p.

Informações sobre a organização e funcionamento do DEPLAN-5; Projetos em desenvolvimento pelos Setores; Recebimento de informações sobre o trabalho de Supervisores e técnicos nas DREMs; Pontos positivos e negativos do trabalho com alunos do período integral; programação específica para atender às crianças de EMEI no período integral; organização de reunião para equipe técnica de EMEI, Instrução para elaboração de relatório de avaliação. (Sa.009/82)

 

 

              745       

 

C1.3/7

 

Subsídios de Apoio para Reunião das Equipes Técnicas das Escolas. 1988. 34p.

Seleção de subsídios para ajudar as equipes técnicas no planejamento da primeira semana de atividades na Unidade Escolar, ou num trabalho mais sistemático e de retomadas, com reuniões ao longo do ano. Fazem parte deste material: Proposta Curricular para o Ensino de 1º Grau; Quadro-Síntese das cinco concepções de currículo; A Didática- Um enfoque Piagetiano; Educação Construtivista; Elementos teóricos para análise dos Programas de Ensino Regular de 1º Grau; Quadro-Síntese-Programas de Ensino; Planejamento  de Ensino-Orientações Básicas sobre Português, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas e Saúde e Estudos Sociais. (Sa.001/88)

 

 

              746       

 

C1.3/8

 

Subsídios para Coordenadores Pedagógicos - Atividades do C.P. no Encerramento e Início do Ano Letivo. 1988. 15p.

Este documento apresenta orientações quanto aos procedimentos que abrangem o Processo de Planejamento da Escola: Avaliação, Diagnóstico, Elaboração do Plano e sua Execução, assim como Síntese de Atividades e Providências para o início do ano letivo. (Sa.025/88)

 

 

              747       

 

 

C1.3/9

 

APOIO. Capacitação de Coordenador Pedagógico. 1993. 114p.

Encontros com Coordenadores Pedagógicos de Educação Infantil com menos de 2 anos no cargo foram propostos para refletir sobre sua atuação, a fim de que ela se torne coerente com a prática educativa. Estudos sobre a Legislação referente ao Cargo. Preocupação em integrar os diversos segmentos da escola, visando a uma total integração. (Sa.027/93)

 

 

              748       

 

C1.3/10

 

SUPEME/DOT/DREM - Ação Integrada - Formação Continuada dos Especialistas da Rede Municipal de Ensino. 1995. 62p.

Capacitação de Supervisores Escolares, Diretores de Escola e

CPs, colocando em evidência aspectos diversificados para

possibilitar análise crítica de diversas tendências, com maior

consideração à pluralidade de idéias e conceitos político-

pedagógicos.O objetivo é o de oferecer uma visão global dos serviços

prestados por SME num programa de formação continuada. Para isso,

utilizam-se técnicas de sensibilização, vídeos, estudos de casos, textos,

relatos e análises de práticas, etc. Acompanha este trabalho, como anexo, o Regimento Comum das EMs. de São Paulo. (28p.). (Sa.122/95)

 

 

              749       

 

C1.3/11

 

AÇÃO SUPERVISORA. FORMAÇÃO CONTINUADA DOS ESPECIALISTAS DA RME. 1996.62 p.

Público Alvo: Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Supervisores Escolares. Objetivo: oferecer aos especialistas uma visão global dos serviços prestados por SME., num programa de formação continuada, quanto à ação Pública Municipal, a Política Educacional, as Normas que garantem unidade ao Sistema Municipal de Educação. Ações imediatas a serem desenvolvidas pelos novos profissionais nas U.Es., etc. Metodologia. Conteúdos. Avaliação. (Sa.028/96)

 

 

C1.4 CAPACITAÇÃO DE PESSOAL

ADMINISTRATIVO – EMEI/EMPG (EMEF)

 

 

              750       

 

C1.4/1

 

Subprojeto - Capacitação de Recursos Humanos através de Treinamento em Serviço - Ensino de 1º e 2º Graus - Treinamento Inicial para Inspetores de Alunos - Módulo I. 1981. 144p.

Objetivos básicos, tais como, desenvolver a compreensão:

- das obrigações inerentes à sua função;

- da importância da assistência ao escolar;

- da sua integração na Organização Escolar Municipal.

Obs.: Acompanham este Projeto: Pautas do Treinamento; Exercícios sobre situações-problemas; Relatório das Avaliações; Subsídios de Apoio (apostilas). (Pj.002-3/81)

 

 

              751       

 

C1.4/2

 

(Módulo 1)  Subprojeto -  Capacitação de Recursos Humanos através  de Treinamento em Serviço - Treinamento Inicial para Secretários de Escola. 1981. Módulo 1. 3 partes.

Objetivos básicos:

- dar a conhecer a estrutura da SME;

- situar o Secretário de Escola como integrante da equipe escolar e a visão geral de seu trabalho na escola;

- informar quanto a noções de Legislação e Documentação Escolares. Redação Oficial.Relatórios de Avaliação: Comportamentos e Reação dos participantes.

(Pj.002-5/81)

 

 

              752       

 

C1.4/3

 

(Módulo 2) - Subprojeto (referente ao assunto do documento anterior). (pj.002-7/81)

 

 

              753       

 

C1.4/4

 

Subprojeto - Capacitação de Recursos Humanos, através do Treinamento em Serviço-Educação Infantil - Treinamento para Auxiliar Administrativo de Ensino de EMEIs - Módulo I. 1981. 19p.

Objetivos: integrar o servidor na Administração Municipal, informando-o sobre a estrutura e funcionamento dos órgãos da PMSP; capacitá-lo para o preparo e organização da documentação e expedientes da Escola, seguindo padrões estabelecidos pelos órgãos competentes.Obs.: Acompanham 15(quinze) Anexos: apostilas contendo assuntos do curso, além de exemplos de Relatórios, Ofícios, Memorandos, Circulares, etc. (Pj.003-2/81)

 

 

              754       

 

C1.4/5

 

Aperfeiçoamento e Atualização do Pessoal do Setor. 1983. 16p.

Objetivos: promover a atualização e aperfeiçoamento das diferentes equipes técnicas em exercício no Setor; participar de atividades que propiciem integração de trabalho e crescimento profissional.

Acompanha, este Projeto, uma apostila com a síntese de sua justificativa, seus objetivos, metas e atividades.  (Pj.002/83)

 

 

              755       

 

C1.4/6

 

Seleção e Formação de Operacionais - uma nova experiência na Educação Municipal. 1991. 40p.

Este trabalho procura dar uma nova visão do papel desempenhado pelos Operacionais na RME, ou seja, aqueles servidores que se relacionem com a escola como um todo: direção, equipe técnica, docentes, alunos, pais e comunidade, sendo participantes de todas as atividades e,conseqüentemente, também educadores. As abordagem referem-se à: - concepção e execução da prova prática para Servente Escolar e Vigia; - a formação do Vigia Escolar e anexos elucidativos desses assuntos. 

 

 

Ø       Subsídios de Apoio Técnico com Títulos Específicos (Período: 1993/94):

 

Durante esse período, os subsídios de apoio técnico obedecem a uma outra forma de classificação, ou seja, conforme os títulos definidos a seguir:

 

APOIO - Informações, textos e materiais diversos para subsídio dos trabalhos em cursos, promovidos por todas as divisões e setores que constituem DOT.

 

CONTEXTO - Divulgação de material utilizado em reuniões de DOT, com edição mensal, organizada por equipe do centro de planejamento, são textos pedagógicos para subsidiar freqüentemente a escola.

 

DESAFIO - Organização e documentação de material elaborado para reuniões de um pequeno grupo de profissionais da Educação - Supervisão e integrantes de DOT.

 

ENCONTRO - Organização e documentação de material elaborado para reuniões de DOT, suas divisões e setores com Supervisores, Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores. É um ponto de referência para se fazer novas leituras e reconstruir seus conteúdos.

 

PACTO - Registro dos assuntos tratados nos seminários internos de qualidade (siq) e elaborado por DOTG.

 

PALAVRA - Divulgação do conteúdo de palestras apresentadas por destacados representantes das diversas áreas do conhecimento, promovidas por SME, tendo por objetivo subsidiar a RME na implementação da política educacional. (SME)

 

 

              756       

 

 

C1.4/7

 

APOIO. Capacitação para Operacionais, Serventes Escolares de EMEI. 1993. 09p.

Os objetivos foram: propiciar uma interligação das atividades dos servidores operacionais com todas as demais áreas de atuação da Escola, inerentes ao processo educacional; conscientizá-los de que seu trabalho é importante no atendimento, organização e respeito em relação aos educandos; mostrar-lhes a necessidade de assumir responsabilidade Educ.de acordo com suas funções. (Sa.028/93)

 

 

              757       

 

 

 

 

 

 

C1.4/8

 

APOIO - Em ação: agentes escolares e vigias. 1994. 20p.

Curso de Capacitação de agentes escolares, vigia escolar de EMEI, atendendo à necessidade de constante aprimoramento profissional.

Promove, também, o envolvimento cooperativo da Equipe através de suas tarefas quotidianas que visam ao bem-estar das crianças da EMEI,  assim como orientações específicas a fim de otimizar suas próprias potencialidades.  (Sa.046/94)

 

 

              758       

 

C1.4/9

 

Educação Infantil e Alfabetização. Aprendendo e Transformando: Um Caminho para Realização - Curso Optativo. 1995. 58p

Curso dirigido a Agentes Escolares e Vigias de EMEI onde são oferecidas orientações específicas a fim de otimizar as possibilidades, potencialidades e ampliar suas possibilidades de colaboração no desenvolvimento do projeto pedagógico previsto pela escola. (Sa.011/95)

 

 

              759       

 

 

C1.4/10

 

SUPERVISÃO. CAPACITAÇÃO DE ADs. ENCONTRO PARA REFLEXÃO DO TRABALHO NA ESCOLA. 1996.64 p.

Publico alvo: Assistentes de Direção. Objetivo: Encontros periódicos para aproximar as ações desse profissional e o processo de construção do Projeto Pedagógico da U.E.; discussões levantadas a partir de textos selecionados sobre intercâmbio com outros elementos da Equipe Técnica Escolar, como o Coordenador  Pedagógico em parceria com os docentes da Faculdade de Educação (USP). Dentre os temas de estudo: A Construção do Currículo na Escola. O Planejamento do Trabalho Pedagógico. Avaliação. Organização do Trabalho na Escola, e  outros. (Sa.019/96)

 

 

              760       

 

C1.4/11

 

DOT - CURSO INTENSIVO DE CAPACITAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DO CARGO DE AGENTE ESCOLAR. 1997. 68p.

Documento que contém subsídios e informações básicas aos Agentes Escolares inscritos na Fase II do Concurso para provimento do referido cargo. Assuntos desenvolvidos: Ação e integração do Agente Escolar no Processo Educativo; a atuação do Agente Escolar nos Programas de Alimentação e nos aspectos gerais de Higiene; Preservação da Saúde e Segurança na Prática do Agente Escolar e Fundamentação Legal para o Desenvolvimento do Trabalho do Agente Escolar. Legislação. (Sa.011/97)

 

 

              761       

 

C1.4/12

 

Atualização e Informação em Pesquisa. 1983. 13p.

Objetivo: aperfeiçoar as equipes responsáveis pelos diferentes trabalhos através de reciclagem que ofereça outras alternativas de soluções para seu aprimoramento; manter intercâmbio e informações com órgãos em nível Federal, Estadual, Particular, assim como participar de congressos, simpósios, encontros, palestras, cursos sobre Pesquisas e Avaliações Educacionais.

Obs.: Ver também: DO.21/Pj.013/83, onde também está um Quadro com o Conteúdo e Período de execução deste Projeto.  (Pj.014/83)

 

 

C1.5 TREINAMENTO EM SERVIÇO/ CURSO OPTATIVO

 

 

              762       

 

C1.5/1

 

Instruções quanto à Sistemática de Realização dos Treinamentos em Serviço e Cursos Optativos. Abril/81. 15p.

Apresentação das competências dos Setores de Treinamento e Aperfeiçoamento; Atribuições dos órgãos envolvidos. Dois anexos: 1 - Quadro de Programação de Treinamento/81 com respectiva coordenação; 2 - Esquema de Relatório.(In.002/81)

 

 

              763       

 

C1.5/2

 

SME – CURSO OPTATIVO “DESAFIOS MOTORES”. 2000. 47p.

Este curso abrange os tópicos: Capacitação / Treinamento / Curso Optativo / Desafios Motores / Consciência Corporal / Áreas do Conhecimento: Música / Jogos / Brincadeiras / Educação Física / Educação Motora. Refere-se a um material de cinco encontros que constituíram o Curso Optativo:”Desafios Motores”: textos, letras de músicas e bibliografia. (Sa.011/00).

 

 

              764       

 

C1.5/3

 

SME / SMC. CURSO INTERSECRETARIAL OPTATIVO: TEATRO – ELEMENTOS FORMAIS E TEMÁTICOS, DIFERENTES LINGUAGENS E FORMAS DE EXPRESSÃO. 2002. 63p.

Assuntos: Capacitação / Treinamentos / Cursos / Curso Optativo / Áreas do Conhecimento: Artes – expressão artística – teatro/ Português – Literatura – textos / Cronologia e Contextualização histórica de peças integrantes deste trabalho / Programas / Projetos: Formação de Público. Apresenta o conteúdo de palestras que foram proferidas no período de 19 a 22 de fevereiro de 2002, no Teatro Municipal de São Paulo, constituindo o Projeto Formação de Público. O tema é o teatro como expressão artística.(Sa.002/02).

 

 

C1.6 CURSOS ESPECÍFICOS

 

 

              765       

 

C1.6/1

 

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E LEGISLAÇÃO – 1º C.A.L./87 – 1987.

13 CADERNOS.

Material do curso destinado a Diretores e Supervisores da RME de Educação Infantil com o objetivo de subsidiá-los em relação a dados legais e administrativos nos trâmites diários. Compõem este material: Programa do Curso; Compilação de Textos Legais; Coletânea de Impressos, Manual sobre Processos, Manual de Orientações ao usuário do DEMED e Organograma de SME/87. (Sa.018/87)

 

 

              766       

 

 

 

C1.6/2

 

APOIO - “Benchmarking - Aprendendo com vencedores”. 1994. 02p.

Trata-se de um documento informativo sobre o curso acima citado oferecido a Supervisores, Assistentes Técnico-Educacionais, Diretores e Coordenadores Pedagógicos a fim de instrumentalizar as lideranças de nossas escolas para aperfeiçoamento dos métodos de gestão na RME (Sa.055/94)

 

 

              767       

 

C1.6/3

 

Educação Infantil e Alfabetização - A criança e o Livro: A Revelação da Magia e o Despertar da Consciência Crítica.

1995. 37p.

Curso Optativo para Especialistas em exercício na EMEI.Objetivos que mais se destacam:  reforçar com os especialistas que junto aos professores passem o conceito de que a Literatura Infantil pode e deve ser sistematizada como atividade pedagógica; - colaborar com os especialistas na ajuda aos profs.quanto ao contato com diferentes tipos de obras literárias, sabendo adequá-las à leitura de seus alunos;  levar os especialistas a compreenderem como são as características da imaginação das crianças na fase pré-escolar.

Textos que ilustram o assunto. Avaliação. Bibliografia. (Sa.106/95)

 

 

              768       

 

C1.6/4

 

DOT - 1° E 2° GRAUS. SETOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. CURSO DEFICIÊNCIA MENTAL. DETECÇÃO E INTERVENÇÃO. 1997. 51p.

Este curso foi desenvolvido em parceria com a APAE. Tem como objetivo propiciar aos Coordenadores Pedagógicos, Professores de Ensino Fundamental I e Professores de Educação Infantil conhecimento sobre as diversas formas de intervenção com o aluno portador de deficiência na Escola Regular. (Sa.029/97)

 

 

              769       

 

C1.6/5

 

APOIO - Disgrafia. 1994. 33p.

O documento trata de curso oferecido a professores regentes de classes das EMPGs sobre Distúrbios Psicomotores.

Objetiva propiciar subsídios teórico-práticos para o trabalho do professor e levá-lo a conhecer a evolução da leitura e escrita nos seus alunos conscientizando-o das diferentes fases do seu desenvolvimento. Apresenta a visão de um dos tipos de distúrbios na escrita, as disgrafias: conceito, delineamento do problema, procedimentos educacionais e técnicas de reforço. (Sa.048/94)

 

 

              770       

 

C1.6/6

 

Subprojeto - A Magia das Dobraduras em Papel. 1982. 20p.

Objetivo: despertar, no professor, o interesse pela “Dobradura” e sua aplicação nas atividades do Pré-Escolar.(Pj.006-5/82)

 

 

              771       

 

C1.6/7

 

APOIO. Origami. 1993. 15p.

Definição; origens; tradição; Origami e o papel japonês; técnica: alguns exemplos; regras básicas na dobradura de papel.(Sa.029/93)

 

 

              772       

 

C1.6/8

 

APOIO. Origami. Curso Optativo: “Origami - um recurso didático”. 1993. 07p.

Destinado a Educadores da Rede Municipal de Ensino teve, dentre os vários objetivos: atender ao R.A.R.L. e proporcionar subsídios práticos sobre dobraduras de papel com a utilização de técnicas adequadas aplicadas à Educação; apresentar ao aluno o Origami como uma técnica da cultura japonesa; incentivar, através desse trabalho, a socialização, lazer, habilitação para coordenação motora, etc. no aluno. (Sa.076/93)

 

 

              773       

 

C1.6/9

 

Sala de Leitura - Histórias com Origami. 1995. 15p.

Subsídio do encontro destinado aos Professores Orientadores de Sala de Leitura (P.O.S.L.), visando oferecer-lhes uma prática que auxilie o aluno em vários aspectos de seu desenvolvimento sócio-psicomotor, fornecer-lhes elementos para trabalhar com formas e cores, além de levá-los a perceber a importância da união das duas artes: literatura e origami. O documento apresenta as legendas universais e a confecção de alguns origamis.(Sa.094/95)

 

 

              774       

 

C1.6/10

 

ESPAÇO-TEMPO/ARTE-EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO-LITERATURA II.

1988. 38p.

Material do Curso dirigido a professores de Educação Infantil da RME, contendo subsídio de apoio e um anexo. Abordagem: no subsídio: Do Espaço e do tempo ao Espaço-Tempo: Uma história; Pré-Conceito ou Má-Informação? (Da Relação Ciência/Arte); Arte e Arte-Educação; Teatro e Espaço-Tempo; Música e Espaço-Tempo; Oficina de Arte. Acompanham: Anexo I - O Teatro na Escola; Sugestão da Atividade com o Livro “FLICTS” - Ziraldo; Texto: “A Roda da História” e Relatório do Curso. (Sa.024/88)

 

 

              775       

 

C1.6/11

 

CURSO DE FANTOCHES. BONECOS COM ARTICULAÇÃO.1986. 47p.

Material de Curso Optativo destinado a Profs. de EMEIs. Conteúdo: Confecção, Manipulação e utilização de bonecos em histórias.

(Deplan-5/ Div. de Programas e atividades Especiais – 1986)

 

 

              776       

 

C1.6/12

 

Cursos Optativos - Fantoches - Bonecos com Articulação. 1990. 27p.

Subsídio de apoio para o curso acima, solicitado pelos professores da RME, com vistas à montagem de teatros de bonecos em suas unidades escolares. Explana sobre: tipos de bonecos - fantoches; marotes, marionetes, vara ou vareta, sombra e fantolixos; origem do teatro de bonecos e teatro de bonecos no Brasil. Apresenta bibliografia de apoio. (Sa.002/90)

 

 

              777       

 

C1.6/13

 

Ensino de 1º e 2º Graus. Informática Educativa. “O Filme na Sala de Aula”. 1995. 26p.

Curso optativo de História, Geografia e Português dirigido aos Educadores da RME com o objetivo de observar a questão da linguagem, aprender o discurso cinematográfico possibilitando um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e interdisciplinar além de fornecer subsídios para a utilização do filme como instrumento pedagógico. (Sa.030/95)

 

 

              778       

 

C1.6/14

 

APOIO. Noções de Horticultura e Jardinagem. 1993. 68p.

Com a participação de Educadores e demais interessados da comunidade escolar, este curso objetivou: contribuir para que os participantes adquirissem conhecimentos básicos para a formação de hortas e jardins, assim como discutir o aproveitamento de espaços ociosos para plantio e utilizar a horta como instrumento pedagógico. (Obs.:Ver também: SU-DOTG./Sa.045/94). (Sa.038/93)

 

 

              779       

 

C1.6/15

 

APOIO - Noções de Horticultura e Jardinagem. 1994. 73p.

Curso (com enfoque ecológico) oferecido aos educadores e interessados da comunidade escolar. Objetiva a aquisição de conhecimentos básicos para a formação de hortas e jardins, aproveitamento de espaços ociosos para esse fim e problemas ambientais vividos no dia-a-dia. Subsidia os educadores na utilização da horta como instrumento pedagógico.    (Sa.045/94)

 

 

              780       

 

C1.6/16

 

Educação Infantil e Alfabetização. A Arte do Arranjo Floral (Ikebana) Círculo das Flores. Módulo I. 1995. 29p.

Curso dirigido a Professores de Educação Infantil com o objetivo de intervir na capacidade representativa, oferecendo aos alunos possibilidades de manipulação de flores, criando situações experienciadas propiciando um ajustamento cada vez maior das imagens à realidade, por meio da confecção de arranjos florais. (Sa.061/95)

 

 

              781       

 

C1.6/17

 

Educação Infantil e Alfabetização. Subsidiando o Trabalho dos Especialistas na Arte do Arranjo Floral - Módulo I.

1995. 35p.

Curso dirigido a Especialistas em exercício nas EMEIs. Propicia a apresentação de princípios que orientam a ação do Especialista, frente à atuação do Professor, na construção de arranjos florais, contribuindo para o desenvolvimento integrado do aluno. (Sa.062/95)

 

 

              782       

 

C1.6/18

 

APOIO - A IMPORTÂNCIA DA SENSIBILIZAÇÃO E DO LÚDICO NA

PRODUÇÃO ORAL/ESCRITA DE TEXTOS. 1994. 56p.

Curso Optativo destinado a professores de Ensino Fundamental I e II (todos os componentes), CPs, Diretores e Supervisores. Objetiva a discussão e reflexão sobre a importância da sensibilização e do lúdico como parte do processo de desenvolvimento do ser humano, da aprendizagem e na criação de diferentes maneiras para viabilização da produção de texto. Apresenta, também, subsídios aos educadores para a utilização do lúdico e da sensibilização como instrumentos pedagógicos. (Sa.056/94)

 

 

              783       

 

C1.6/19

 

Ensino de 1º e 2º Graus. A Importância da Sensibilização e do Lúdico na Produção Oral/Escrita de Textos. 1995. 49p.

Curso Optativo dirigido a Professores de Ensino Fundamental I e II, Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Supervisores com a finalidade de oferecer-lhes subsídios que lhes possibilitem utilizar a sensibilização e o lúdico como instrumentos pedagógicos, e a percepção da importância dessa sensibilização na produção de textos orais e escritos. (Sa.041/95)

 

 

              784       

 

C1.6/20

 

APOIO - Integração Mente-Corpo. 1994. 37p.

Curso que consiste em conscientizar o ser humano da necessidade de ver a si próprio sob diversos ângulos, seja do mental, físico ou energético.

Propõe, assim, retornar ao seu equilíbrio natural e treinar capacidades latentes à mente humana como concentração, imaginação e criatividade.

O curso apresenta técnicas de relaxamento e exercícios com a imaginação para a ativação de certos centros cerebrais. (Sa.044/94)

 

 

              785       

 

C1.6/21

 

Subprojeto - Curso: A Literatura Infantil na Escola. 1982. 18p.

Objetivo: rever e fornecer conceitos de língua e literatura que possibilitem aos professores: analisar e criticar, com maior segurança, livros infantis; escolher livros que desenvolvam no aluno o gosto pela leitura; criar seus próprios textos.

Acompanha, este subprojeto, complementação feita em 1983 e que se refere ao cronograma geral.   (Pj.005-10/82)

 

 

              786       

 

C1.6/22

 

CURRÍCULOS E PROGRAMAS. A METODOLOGIA DA MOTIVAÇÃO.

1996. 09p.

Material do Curso destinado aos Educadores da RME com finalidade de

resgatar a importância do lúdico para um diagnóstico da atual realidade

 escolar e pelas necessidades que se fazem presentes em busca de uma

qualidade total de ensino. Conteúdo programático: Metodologia da Motivação; Música na Escola; Aprendizagem através do Lúdico e Criatividade.(Sa.083/96)

 

 

              787       

 

C1.6/23

 

APOIO. Curso “Paralisia Cerebral: Abordagem Interdisciplinar”. 1994. 30p.

Participação de Professores de Ensino Fundamental I e de Educação Infantil.

Objetivos: oferecer subsídios teóricos e intervenção prática sobre o assunto em questão; apresentar informações sobre o desenvolvimento neuro-psico-motor normal e o patológico; conscientizar os professores quanto ao seu papel como facilitadores da integração do aluno deficiente físico na Escola Regular.Textos de apoio sobre o assunto e bibliografia para consulta. (Sa.079/94)

 

 

              788       

 

C1.6/24

 

PERSPECTIVAS EXPERIMENTAL E LÚDICA PARA O ENSINO DA FÍSICA NO 1º GRAU - PROJETO OFICINA/MAIO 1990. 86p.

Síntese parcial dos materiais e idéias analisadas durante o curso “Perspectivas Experimental e Lúdica para o Ensino da Física no 1º Grau”, realizado durante

o período de 07 a 18 de maio de 1990. Conteúdo desenvolvido através de atividades experimentais nos aspectos: a) construção; b) manipulação; c) abordagens didáticas e metodológicas; d) históricos da Física relacionados

com concepções do desenvolvimento cognitivo.  (Su.001/90)

 

 

              789       

 

C1.6/25

 

Curso “Na Prática a Teoria é a mesma”- EMEI. 1988. 06p.

Público alvo: Professores de EMEIs.

Este documento aborda reflexões quanto à relação “teoria-prática” na ação educativa do professor, tendo por base a Teoria de Piaget sobre a construção do conhecimento pela própria criança. (Sa.026/88)

 

 

              790       

 

C1.6/26

 

CURSO: PREPARAÇÃO DE ORIENTADORES EDUCACIONAIS PARA ESCOLAS DE 8ª SÉRIE. 1975. 16p.

Objetivos; Conteúdo; Recursos Humanos e Materiais.

Promover a integração do Orientador Educacional na escola e comunidade; identificar as funções específicas do Orientador Educacional; os aspectos legais relativos à Orientação Educacional; as técnicas de trabalho; formas de coletar, regist. e usar dados na RME; avaliar a produção do trabalho realizado.

Em anexo: Subsídio de Orientação Vocacional e Escolar.(Sa.003/75)

 

 

              791       

 

C1.6/27

 

CURSO PARA PROFESSORES DE 1ª SÉRIE - 1º GRAU. 1972. 68p.

Material de apoio para treinamento de Professores regentes de 1ª série: Período Preparatório; Alfabetização (Português, Matemática e Educação Física); Exercícios Psicomotores e Canções Infantis.(Sa.002/72)

 

 

              792       

 

C1.6/28

 

APOIO. Curso: Relações Humanas. 1994. 23p.

Projeto: Psicologia das Relações Humanas.

Este trabalho apresenta conceitos básicos sobre Análise Transacional e o Projeto acima relacionado a esse assunto, que foi criado e desenvolvido pelo Instituto Gente e ABREVIDA (Associação Afro-Brasileira de Educação, Cultura e Preservação da Vida) juntamente com SME.

Participação de Professores, Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores de Ensino, entre outros interessados.

Objetivo: criar condições para que o educador conheça melhor o comportamento humano a fim de aperfeiçoar o conhecimento de si

próprio e interação com alunos e pais. (Sa.106/94)

 

 

              793       

 

 

 

C1.6/29

 

APOIO - Curso II - Relações Humanas. 1994. 35p.

Esse documento apresenta os conceitos básicos de Análise Transacional. Faz parte do Projeto: Psicologia das Relações Humanas que visa criar condições para que os educadores conheçam melhor o comportamento humano, a importância  deste no processo de interação social e, conseqüentemente, na melhoria do processo educacional. O projeto foi criado e desenvolvido pelo Instituto Gente e ABREVIDA com  o apoio da SME.  (Sa.135/94)

 

 

              794       

 

C1.6/30

 

CURSO: TÉCNICAS DE ALFABETIZAÇÃO - 1ª SÉRIE. 1978. 03 CADERNOS.

Para professores dessa série. Desde o Período Preparatório, com sugestões de atividades sobre os desenvolvimentos tátil, gustativo, olfativo; percepções auditiva, temporal e visual. Sugestões de textos de leitura e demais exercícios pelos próprios participantes: Português, Matemática, Educação Artística. (Sa.006/78)

 

 

*C1.1 VARIAÇÕES SOBRE O ASSUNTO

(Capacitação/ Treinamento/ Cursos)

 

 

              795       

 

*C1.1/1

 

SME. DEPLAN. TREINAMENTO PARA AUXILIARES ADMINISTRATIVOS EM EXERCÍCIO NAS EMEIs. 1980. 237p.

Assuntos que constam deste documento: Capacitação / treinamento/Cursos/  Auxiliar Administrativo de Ensino  - direitos e deveres do servidor / Níveis de Ensino: Educação Infantil – Pré-Escola – EMEI / Organização Administrativa – SME - RME / Estrutura Organizacional de SME – RME  / Folha de Pagamento /  Requerimentos / Formulário / Preparo da documentação escolar / Redação de expedientes oficiais / Programa Municipal de Desburocratização – Promude. Trata-se de Treinamento para Auxiliares de Ensino em exercício nas EMEIs., em atividades específicas de sua função e abordando os assuntos acima mencionados.

 

 

              796       

 

*C1.1/2

 

SME. DEPLAN. PROJETO DE TREINAMENTO DE ENSINO INDIRETO:  PERÍODO: 1980/83. DESENVOLVIMENTO DA PROGRAMAÇÃO DE CIÊNCIAS: 5ª À 8ª SÉRIE. 1980. 51p.

Assuntos deste documento: Capacitação / Treinamento / Cursos / Ensino Indireto Áreas do Conhecimento: Ciências. Refere-se a atividades fixadas por SME nos anos de 1980/81, visando dinamizar o Sistema de Treinamento de Recursos Humanos, oferecendo alternativas de treinamento não convencional, por meio  de módulos, em Ciências.

 

 

              797       

 

*C1.1/3

 

SME. DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – SEÇÃO TÉCNICO-EDUCACIONAL – PROJETO 01/78. TREINAMENTO DE MÃES. ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MUSICAL. 1978. 47p.

Assuntos que estão contidos neste trabalho: Capacitação / Treinamento / Cursos / Programas / Projetos – Projeto “Mães Monitoras” / Áreas do Conhecimento: Educação Física / Educação Musical / Música / Jogos - Brincadeiras /Níveis de Ensino: Educação Infantil – Pré-Escola – EMEI. Treinamento de Mães Monitoras apresentando atividades integradas de Educação Física (jogos / brincadeiras) e músicas. Acompanha este documento: Boletim Informativo sobre o referido Projeto.

 

 

              798       

 

*C1.1/4

 

SME. DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – PROJETO 02/78. TREINAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 1978. 101p.

Os assuntos abordados neste documento são: Capacitação / Treinamento / Cursos / Mães Monitoras –  Docente(s) / Plano de Treinamento / Programas / Projetos – Projeto “Mães Monitoras” / Níveis de Ensino: Educação Infantil – Pré-Escola –  EMEI. Esse treinamento oferece novas orientações sobre aspectos metodológicos do ensino pré-escolar sobre a valorização do registro das observações dos educandos, a fim de se conseguir um replanejamento eficaz. Devido à participação das mães no trabalho educativo, ao docente são oferecidas condições de transmitir-lhes técnicas e atividades  desenvolvidas com as crianças.

 

 

              799       

 

*C1.1/5

 

SME. DEPLAN / DEPLAN 5. PROJETO 03/78. TREINAMENTO DE DIRETOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS EMEIs. 1978. 29p.

As Abordagens deste documento são : Capacitação / Treinamento / Cursos / Áreas do Conhecimento: Folclore - Música - Dança – Brinquedos cantados / Níveis de Ensino: Educação Infantil. Trata-se de sugestões de atividades para Professores de Educação Infantil: danças juninas / quadrilhas/

brincadeiras cantadas / música como estímulo para grafismo, história com projeção de slides, etc.

 

 

              800       

 

*C1.1/6

 

SME. DEPLAN / DOT / DEPLAN 5. PROJETO 05/78. TREINAMENTO DO PESSOAL DOCENTE. 1978. 137p.

Os assuntos deste trabalho são: Capacitação / Treinamento / Cursos / Níveis de Ensino: Educação Infantil – Pré-Escolar – EMEI / Plano de Ensino / Áreas do Conhecimento: Educação Física / Raciocínio Lógico-Matemático / Educação Musical / Currículo Pré-Escolar / Estrutura Curricular da Pré-Escola. Este é um treinamento para possibilitar ao docente (professor): conhecer os órgãos de SME responsáveis pelo atendimento ao pré-escolar; tomar conhecimento do Currículo Pré-Escolar; receber orientações para participar de grupos de trabalho com crianças sob monitoria de mães; atividades musicais, etc.

 

 

              801       

 

*C1.1/7

 

SME. DEPLAN / DOT. TREINAMENTO DE CAPACITAÇÃO INICIAL INTEGRADA: ASSISTENTE PEDAGÓGICO / ORIENTADOR EDUCACIONAL – AP/OE. 1984. 175p.

Assuntos: Capacitação / Treinamento / Cursos para AP/OE / Sistema Disciplinar/ Recuperação / Remanejamento / Rendimento Escolar / Comissão de Classe - Escolar /  A Escola Pública Brasileira de 1º Grau / O Papel do Especialista / Tendências pedagógicas na prática escolar / Avaliação. Esta é uma coletânea de textos que compõe o curso oferecido a Assistentes Pedagógicos e Orientadores Educacionais auxiliando na sua prática junto ao processo ensino-aprendizagem que ocorre nas escolas.

 

 

              802       

 

 

*C1.1/8

 

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC / CENTRO NACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL – CENAFOR. CONTINUIDADE E AMPLIAÇÃO DO INTERCÂMBIO ENTRE INSTITUIÇÕES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES DE INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. CONVÊNIO – SMO / MTb / CENAFOR. CONCEITO DE TRABALHO. 1983/84. 129p.

Assuntos: Capacitação / Treinamento / Cursos / Orientação Educacional – Profissional / Cenafor / Convênio. Este trabalho reúne textos sobre: O Trabalho Humano; Trabalho e Emprego; Força de Trabalho; Desemprego; Divisão de Trabalho; Dualismo do Mercado de Trabalho; Reflexões sobre a crise atual.

 

 

              803       

 

 

*C1.1/9

 

SME. CENAFOR. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS E TEXTOS DIVERSOS. 1983. 313p.

Abordagens: Capacitação / Treinamento / Cursos / Especialistas de Educação / Supervisão  / Planejamento / Liderança. Estes são textos sobre o Programa de Treinamento de Especialistas de Educação desenvolvido pelo Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional – Cenafor. Trata-se de: Contrato de Prestação de Serviços, dados coletados pelo grupo; A Supervisão e o Ensino; Aspectos Políticos, etc.

 

 

              804       

 

*C1.1/10

 

MEC / SME / CENAFOR / DEPLAN. LEGISLAÇÃO BÁSICA SOBRE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E ENSINO PROFISSIONALIZANTE.

1983. 145p.

Assuntos: Capacitação / Treinamento / Cursos / Níveis de Ensino: Ensino Profissionalizante / Legislação – Leis de Diretrizes e Bases – LDBs. de 1961/ 1971; Resolução nº 8/71; Parecer 853/71; Reforma do Ensino; Parecer 45/72 Conselho Federal de Educação – CFE /  Níveis de Ensino: Preparação para o Trabalho / Ensino de 2º Grau – Ensino Pré-Profissionalizante.

 

 

              805       

 

*C1.1/11

 

MEC /SME / CENAFOR. CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA PMSP. 1982. 475p.

Assuntos: Capacitação / Treinamento / Cursos / Legislação – Regimento Comum das Escolas Municipais  de São Paulo / Profissionais de Educação: Supervisor / Supervisão / Diretor de Escola Diretor Escolar / Assistente – Auxiliar de Direção / Planos de Curso / Áreas do Conhecimento: Música. Esta é uma coletânea de apostilas versando sobre os assuntos acima citados.

 

 

              806       

 

*C1.1/12

 

MEC/ SME/ CENAFOR. CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA PMSP– 2ª FASE. 1983. 19 CADERNOS.

Assuntos: Capacitação / Treinamento / Cursos / Planos de Curso / Fracasso Escolar / Cenafor / Planejamento Educacional  / Legislação-Especialistas / Orientação Educacional  / Supervisão / Direção de Escola  - Direção Escolar.Textos: Encontros e desencontros; A Escola e a Política; Enfrentando o Fracasso Escolar; Demanda e matrícula 1º Grau / 82; Como posso criar uma relação de ajuda; O planejamento Educacional e a Prática dos Educadores; Aspectos Políticos do Planejamento; Os Especialistas da Educação; A Supervisão e o Ensino; e outros textos complementares.

 

 

              807       

 

*C1.1/13

 

CENAFOR.  PROJETO Nº 77/73. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA. 1973. 109p.

Assuntos deste trabalho: Capacitação / Treinamento / Cursos / Parcerias / Convênios /  Profissionais de Educação: Supervisão – Supervisão Pedagógica / Supervisor Escolar. Esse curso ofereceu subsídios para a especialização de supervisores, considerando a realidade escolar e as exigências decorrentes da Implantação da Lei nº 5.692/71.

 

 

              808       

 

*C1.1/14

 

 

MEC / CENAFOR /SME. COOPERAÇÃO TÉCNICA INDIRETA ÀS SECs.

1980. 37p.

Abordagem: Capacitação / Treinamento / Cursos / Parcerias / Convênios. Textos apresentados: Da Integração Escola-Empresa à interação Escola-Realidade: Caminho de um Projeto; O caminho do Educador; Integração; Integração Escola-Empresa; A interação Escola-Realidade.

 

 

              809       

 

*C1.1/15

 

 

MEC / CENAFOR / SME. FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL. 1975. 257p.

Este trabalho se refere aos assuntos que se seguem: Capacitação / Treinamento / Cursos / CENAFOR / Orientação Educacional – Orientador Educacional – OE / Planejamento. Este é um curso dirigido a Orientadores Educacionais a fim de capacitá-los para organização de uma sistemática de planejamento, implantação e/ou implementação e avaliação do processo de Orientação Educacional em nível Estadual. Objetiva fundamentar proposta de Ação da Orientação Educacional integrada ao desenvolvimento do currículo. Acompanham este documento: textos de apoio sobre o tema.

 

 

              810       

 

*C1.1/16

 

 

MEC / CENAFOR / SME. PLANO DE IMPLANTAÇÃO E/OU IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL DE 2º GRAU. 1975. 273p.

Assuntos tratados: Cenafor / Capacitação / Treinamento / Cursos /Orientação Educacional – OE. Este é um curso que objetiva traçar diretrizes e selecionar alternativas para um Plano de Implantação e/ou Implementação e Avaliação do Processo de Orientação Educacional de 2º Grau, a curto, médio e longo prazos.

 

 

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*C1.1/17

 

 

SECRETARIA DE CULTURA E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.  INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO DE AÇÃO INTEGRADA DAS REFERIDAS SECRETARIAS P.A.I.C.E. 1980. 10p.

Assuntos que são abordados: Programas / Projetos – Projeto de Ação Integrada / Bibliotecas /  Relatórios / Parcerias. Este Projeto se propõe à integração das atividades curriculares de nossas escolas com os recursos de pesquisa a acervo das Bibliotecas Públicas Municipais, principalmente envolvendo alunos de 8ª série de 22 (vinte e duas) Unidades Escolares – U.Es. da RME (acompanha Relatório  Semestral deste Projeto).

 

 

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*C1.1/18

 

 

PUC / SME / SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEE- S.P. PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO COM ESCOLAS DE 1º GRAU,

 DOS SISTEMAS ESTADUAL E MUNICIPAL DE ENSINO. 1982. 173p.

Assuntos deste trabalho: Capacitação / Treinamento / Cursos / Parcerias / Programas – Projetos / Níveis de Ensino: Ensinos de 1º e 3º Graus / Fonoaudiologia / Estágios. Programa de Integração da PUC com as Escolas de 1º Grau dos Sistemas Estadual e Municipal de Ensino. São apresentados 03(três) Projetos: Projeto I – Universidade e Escola Pública; Projeto II – “Orientação de Estudo: Uma proposta curricular inovadora”; Projeto III – Integração dos Estágios de Fonoaudiologia à 1ª série das Escolas Municipais de 1º Grau de São Paulo.

 

 

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*C1.1/19

 

PMSP / SME / SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI / CONVÊNIO COM UNIVERSIDADE. SETOR DE CONVÊNIOS -  CONVÊNIO AMPLO. CURSOS PROFISSIONALIZANTES. 1995. 65p.

São abordados os assuntos: Capacitação / Treinamento / Cursos / Cursos Profissionalizantes / Parcerias / Convênios. Convênio realizado com várias Instituições, visando proporcionar iniciação profissional e/ou aprendizagem industrial para os deficientes auditivos com idade mínima de 14 anos (EMEDAs.) e prover treinamento aos servidores municipais (setor secundário).

 

 

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*C1.1/20

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC. PROGRAMA INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM O ENSINO DE 1º GRAU. 1989. 11p.

Abordagem: Capacitação/Treinamento/Cursos/Recursos Humanos/ Parcerias/ Integração:Ensino de 1º Grau / Programas / Projetos.

 

 

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*C1.1/21

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC / CENAFOR. PROJETO PRIORITÁRIO 4.1. “INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA.” 1978. 61p.

Fazem parte deste documento: Capacitação / Treinamento / Cursos / Parcerias / Convênios / Legislação / Estagiários. O documento apresenta legislação referente à categoria de estagiários, embasando a realização de suas habilidades num regime de cooperação nas empresas.

 

 

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*C1.1/22

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC /  SESU /  USP / SME-  

DEPLAN. PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM O 1º GRAU – ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM SERVIÇO. 1984/85. COLETÂNEA DE DOCUMENTOS.

Assuntos tratados neste trabalho: Capacitação / Treinamento / Cursos – Profissionais de Educação: Educador – docente /  Programas / Projetos / Parcerias / Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa – Português – Redação / Níveis de Ensino: 1º Grau / Ensino Fundamental. Esta é uma coletânea de documentos sobre o Programa de Integração da Universidade com o 1º Grau, apresentando atividades do Estágio de Formação do Educador em Serviço, acompanhada ( a coletânea) de textos e subsídios metodológicos sobre o ensino de Língua Portuguesa – Português – Redação, e outros temas.

 

 

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*C1.1/23

 

MINISTÉRIO DA  EDUCAÇÃO E CULTURA – MEC / CENAFOR. VISÃO ATUAL DE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO “PLANIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO.” 1972. 73p.

Assuntos contidos: Capacitação / Treinamento / Cursos / Cenafor Planejamento Educacional / Pesquisas. Conjunto de apostilas sobre Visão atual de Planejamento da Educação. Trata-se de: um

levantamento mundial de problemas e prospectivas (Unesco); o dilema da sociedade tecnológica; Planejamento da Educação.

 

 

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*C1.1/24

 

SME / FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO DE PROFESSORES DE 1ª SÉRIE – 1º GRAU E ASSISTENTES PEDAGÓGICOS – APs. 1974. 03 volumes. (Anexos de 01 a 26).

Assuntos deste documento: Capacitação / Treinamento / Cursos /  Professores de 1ª série /  Relatório / Avaliação / Assistentes Pedagógicos – APs. / Fundação  Carlos Chagas. Relatório e 26 (vinte e seis) anexos que compõem a Avaliação do Treinamento de Professores de 1ª série–1º Grau – e Assistentes Pedagógicos APs. da RME realizada, em 1974, pela Fundação Carlos Chagas.

 

 

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*C1.1/25

 

SME / PUC / FUNDAÇÃO CULTURAL DE SÃO PAULO / NÚCLEO DE TRABALHOS COMUNITÁRIOS – CURSO DE CAPACITAÇÃO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES.

1999. 75p.

Assuntos: Capacitação / Treinamento / Cursos / Eventos /Interdisciplinaridade / Níveis de Ensino: Educação de Jovens e Adultos - EJA / Cieja / Formação Continuada de Educadores / Teatro / Concepções de Educação: Humanista – Tradicional  / Liberal – Tradicional  / Técnico-Burocrática / Reprodutivista  / Concepção Dialética / Paulo Freire – Fala ao Educador / Autoridade / Autoritarismo / Tema Gerador / Perfil do Educador / Linguagens Culturais / Círculo de Cultura / Texto Coletivo / ECA -Democracia Participativa / Bibliografia.

 

 

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*C1.1/26

 

LIVRO: PROJETO NAVE – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM AMBIENTES VIRTUAIS E COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM. COORDENADOR: PROF. FERNANDO JOSÉ DE ALMEIDA. 2001. 184p.

Abordagens: Capacitação / Treinamento / Cursos / Formação de Professores / Tecnologias para a Educação à Distância. O tema deste livro é da maior atualidade: as novas tecnologias para a educação à distância e o destinatário é dos mais importantes e carentes profissionais do Brasil: o Professor.

 

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*C1.1/27

 

USP – FACULDADE DE EDUCAÇÃO. CURSO: A PRÉ-ESCOLA.

PERÍODO: 04 A 08 DE JULHO DE 1983. 85p.

Assuntos: Capacitação / Treinamento / Cursos / Programa de Educação Pré-Escolar – Proepre / Educação Infantil – Pré-Escola / Curso para educadores / Breve histórico das EMEIs. Este documento se refere a um curso que tem por objetivos: reflexões sobre a presença da Pré-Escola na Sociedade Brasileira; divulgação de experiências na área da Pré-Escola. Em seguida, há a apresentação do conteúdo e cronograma do curso.

 

 

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*C1.1/28

 

SME / SMC – ARQUIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO. CONHECENDO AS FONTES DOCUMENTAIS E SUAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS. 2001. 76p.

Abordagens: Capacitação / Treinamento / Cursos / Curso optativo / Parte legal (Legislação): Comunicado / Fontes documentais / Múltiplas Linguagens /

Educação Continuada / Programas / Projetos Projeto Pedagógico da Escola.

Curso este ministrado no Arquivo do Estado de SP para professores (docentes)

 e agentes educacionais em  agosto / setembro de 2000, objetiva enriquecer a formação teórica e prática através de um programa de educação continuada;

auxiliar na construção coletiva do projeto pedagógico da escola; discutir  criticamente os conhecimentos de História , memória, documento, arquivo, tratamento documental em várias linguagens.