A1. ALFABETIZAÇÃO

 

A1.1 PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

 

 

Nº de Ordem

 

Código

Alfanumérico

 

Resenhas de Documentos

 

01

 

A1.1/1

 

ROL DE ATIVIDADES RELACIONADAS AOS PRÉ-REQUISITOS PARA A ALFABETIZAÇÃO. 1982. 59p.

Pré-requisitos ao falar; ao ouvir; memorizar; ao apresentar ajustamento social adequado; controlar os movimentos; resolver situações-problemas; fazer associação audiovisual e simbólica. (Sa.012/82)  

 

 

02

    

A1.1/2

 

APOIO TÉCNICO AO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO (PROJETO EMERGENCIAL). 1983. 29p.

Objetivo: Prestar apoio técnico às equipes técnica e docente das Escolas Municipais no desenvolvimento do processo de alfabetização, subsidiando quanto à graduação das atividades do programa de prontidão, identificando as habilidades e os pré-requisitos necessários para a alfabetização; verificação do nível de prontidão dos alunos; estabelecimento de critérios para organização de classes de 1ª e 2ª séries e remanejamento de alunos ; aplicação da técnica “Reforço da Alfabetização” como uma alternativa de alfabetizar.

 

Desmembrado em dois subprojetos:

 

Subprojeto A: Treinamento em Serviço: “Programa de Prontidão e Reforço de Alfabetização”. 1983. 13p.

Objetivo: Orientar os A.Ps. para que possam prestar assistência, adequadamente, aos professores quanto ao desenvolvimento de um programa de prontidão e de uma técnica alternativa de alfabetização.

Acompanham este Subprojeto três textos de atividades.

 

Subprojeto B: “Atendimento e Assessoria às classes de 1ª e 2ª séries do 1º Grau”. 1983. 14p.

Objetivo: Prestar atendimento e assessoria às equipes técnica e docente de 5(cinco) Escolas Municipais, no desenvolvimento do processo de alfabetização, subsidiando quanto à:

-  testagem científica do nível de prontidão dos alunos;

- participação do professor no processo de remanejamento dos alunos que ocorrerá a partir dos resultados da testagem do nível de prontidão;

- aplicação de programas diferenciados de Prontidão e Alfabetização, um destinado a alunos sem os pré-requisitos à alfabetização e outro destinado a alunos que apresentam tais pré-requisitos; . avaliação formativa e somativa do desempenho dos alunos, a partir da aplicação dos respectivos programas.

Acompanham este Projeto: dois resumos contendo dados informativos sobre este trabalho. (Ver também DO.51/Sa.005/83).  (Pj.023/83)

 

 

03

   

A1.1/3

 

REPENSANDO A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO. 1986. 84p.

. Orientação teórico – prática

. Anexos 1 a 7 (Atividades com Fichas de Trabalho)

Apresenta dois textos: “O Saber – Uma Didática ou uma Construção? E “As idéias de Emília Ferreiro na Sala de Aula”, além de sugestões de atividades de Matemática para classes de 1ª série com dificuldades de aprendizagem. Acompanham fichas de trabalho. (Sa.011/86)

 

 

04

  

A1.1/4

 

ALFABETIZAÇÃO – OS PRIMEIROS DIAS DE AULA NA 1ª SÉRIE DO 1º GRAU. 1988. 45p.

Roteiro básico como sugestão do cronograma de atividades distribuído em três dias de trabalho, podendo servir como ponto de partida para o planejamento do prof. Conteúdo: Introdução; Os primeiros dias de aula na 1ª série; Papel do Professor e Sugestões de leitura para o mesmo. (Sa.002/88)

 

 

05

   

A1.1/5

 

ALFABETIZAÇÃO. 1988. MÓDULOS I E II.

Subsídio de apoio como acréscimo ao trabalho de alfabetização na Rede. Compõe-se de dois módulos: Módulo I – Reflexões sobre algumas práticas escolares : leitura, cópia , ditado, escrita espontânea – erro e correção, trabalho grupal, atividades de livre escolha. Módulo II – Produção de Texto. Trabalho com Palavras e Letras. (Sa.011/88)

 

 

06

   

A1.1/6

 

CADERNOS DE FORMAÇÃO 01 – GRUPOS DE FORMAÇÃO -  UMA REVI-SÃO DA EDUCAÇÃO DO EDUCADOR – SÉRIE GRUPOS  DE FORMAÇÃO . 1990. 44p.

Relato, avaliação e incentivo à discussão na RME, outras instituições e público interessado, do trabalho de formação permanente dos educadores do Ensino Municipal de São Paulo desenvolvido por DOT de  Educação Infantil e Alfabetização de SME, desde 1989. Compõe-se da Proposta deste trabalho, seus avanços e dificuldades, anexos com textos de apoio e encontros teóricos e regionais. (Rt.002/90) 

 

 

07

 

A1.1/7

 

CADERNOS DE FORMAÇÃO – ALFABETIZAÇÃO – LEITURA DO MUNDO, LEITURA DA PALAVRA – SÉRIE GRUPOS DE FORMAÇÃO. 1991. 30p.

Texto-diálogo dos educadores Paulo Freire e Márcio Campos, em seu encontro a propósito do Ano Internacional da Alfabetização . Em sua conversa, tratam de temas como etnociência, transdisciplinaridade, pedagogia do erro, obstáculo ideológico e rigorosidade. (Sa. 003/91)

 

 

08

 

A1.1/8

 

EDUCAÇÃO DE 1º E 2º GRAUS – CURRÍCULOS E PROGRAMAS. FORMANDO LEITORES E ESCRITORES. 1995 – MÓDULO I – 29p.

MÓDULO II – 1994. 39p.

O curso dirigido a professores e CPs envolvidos com o trabalho em classes de alfabetização, procura, nos módulos I e II ressaltar os princípios norteadores de intervenção pedagógica, particularmente nos 1ºs e 2ºs anos do Ciclo Inicial do Curso Fundamental Regular. Propõe sugestões e esclarecimentos referentes aos objetivos desse processo de alfabetização, assim como a integração e conexão das áreas numa abordagem interdisciplinar. Apresenta, ainda, atividades possíveis de serem realizadas por todos os alunos em classes heterogêneas. (Sa. 082/94-B)

 

 

09

 

A1.1/9

 

APOIO. TODAS AS PALAVRAS : I – ALFABETIZAÇÃO. 1994. 35p.

Público Alvo: professores de EMEI. Dentre os objetivos : conscientizar o professor quanto à importância do trabalho desenvolvido em EMEI como requisito para operar o raciocínio lógico tão necessário na construção da alfabetização com qualidade. Apresentação de : textos sobre Diretrizes para uma escola de qualidade; Alfabetização como processo cognitivo; os objetivos da Alfabetização inicial. Parte Legal sobre o ECA. (Sa. 105/94)

 

 

10

 

A1.1/9

 

TODAS AS PALAVRAS I – ALFABETIZAÇÃO – CURSO OPTATIVO MODULAR – EDUCAÇÃO INFANTIL  E ALFABETIZAÇÃO. 1994/95.40p.

Curso destinado a Professores de EMEI, PLANEDI e Especialistas em exercício nas EMEIs. Objetivos: correspondem aos já mencionados no documento anterior. Apresentação de textos semelhantes aos citados anteriormente, sobre a escola de qualidade e os objetivos da alfabetização inicial. Parte Legal sobre o ECA .(Sa.105/94-reedição 95)

 

 

11

 

A1.1/10

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO. “ TODAS AS PALAVRAS I – ALFABETIZAÇÃO”. SUBSIDIANDO A TEORIA E A PRÁTICA. CURSO OPTATIVO MODULAR. 1995. 57p.

Curso para especialistas de EMEI que objetiva fornecer-lhes subsídios teóricos, fundamentar sua ação junto ao professor, propor, junto ao  corpo docente, questões que viabilizem uma prática construtivista. (Sa.074/95)

 

 

A1.2 DESDOBRAMENTO – 2ª SÉRIE

 

 

12

 

A1.2/1

 

ORIENTAÇÕES PARA  CLASSES DE 2ªSÉRIE EM DESDOBRAMENTO.

1984. 11 MÓDULOS.

Dados informativos para a justificativa  da retomada desta proposta de trabalho . Sugestão da SME para a Rede Municipal de Ensino quanto ao Processo de Alfabetização em 2 anos. Orientações metodológicas e sobre recuperação aos professores de 1ªs. e 2ªs. séries. Este Projeto é acompanhado de 11 módulos sobre programações dos vários  componentes curriculares das duas séries iniciais do 1º Grau e textos de apoio. (Pj.002/84)

 

 

13

 

A1.2/2

 

AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE DESDOBRAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO – AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO EM 1984. 06p.

Este documento tem por objetivo fornecer informações às Drems. sobre a avaliação de como se encontram as 2ªs. séries em desdobramento em junho/84, a fim de favorecer a tomada de decisões adequadas que impeçam a reprovação dos alunos dessa série ou, em 1985, a formação de 3ªs. séries fracas com o não cumprimento da Programação de 2ª série. Avaliação e Recuperação. Conclusões. Recomendações em nível de Escolas/Drems./Deplan, a curto e médio prazos. (Rt.006/84)

 

 

14

 

A1.2/3

 

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA DE DESDOBRAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO – SITUAÇÃO DAS CLASSES DE 2ª SÉRIE, EM JUNHO DE 1984, QUANTO À PROGRAMAÇÃO E AVALIAÇÃO. 1984. 23p.

Este relatório tem por finalidade fornecer informações à Diretoria de Deplan  e ao Deplan 4  sobre a situação das classes de 2ª série em Desdobramento no período já mencionado, para subsidiar decisões quanto à orientação e acompanhamento a esse trabalho. Portanto, apresenta resultados parciais nos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciência  e Saúde , Estudos Sociais, Integração Social em suas programações, conteúdos e avaliações.. (Rt.008/84-B)

 

 

15

 

A1.2/4

 

AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE DESDOBRAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO – AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO EM 1984. 50p.

Relatório que dá continuidade aos resultados  sobre avaliação da Proposta Pedagógica acima citada, a fim de oferecer informações aos Deplans   e Deplan-Gabinete  para se verificar a situação do aluno de 2ª série  quanto ao domínio da programação específica, semelhanças e diferenças de rendimento entre este aluno e o de 2ª série regular.

Obs.: (Ver também o documento DO.21.Rt.006/84) – (Rt 011/84)

 

 

16

 

A1.2/5

 

AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE DESDOBRAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO.AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO EM 1984. 06p.

Síntese da Avaliação que teve por objetivo fornecer informações às Drems. para facilitar a tomada de decisões corretas quanto ao problema de retenção na 2ª série, em 1984, ou  quanto à formação de classes fracas de 3ªs. , em 1985, devido ao não cumprimento da programação de 2ªs.(Si.002/84)

 

 

17

 

 

A1.2/6

 

O DESDOBRAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR- ACOMPANHAMENTO/1985.42p.

O objetivo principal desse trabalho é compreender como o desdobramento se concretizou no contexto escolar, como ação Pedagógica e busca apresentar atuação do Prof. e do CP na própria dinâmica da escola, procurou-se aprender atitudes e expectativas desses profissionais através de entrevistas. (Rt.015/85)

 

 

18

 

A1.2/7

 

RELATÓRIO DE PESQUISA:

 

 - DESEMPENHO, NA 3ª SÉRIE, DOS ALUNOS QUE CURSARAM A 2ª SÉRIE - DESDOBRAMENTO. 1987. 61p.

Objetivo: - descrever as características do desempenho dos alunos que passaram pela 2ª série - desdobramento, ao cursarem a 3ª s, a fim de julgar a validade do processo de desdobramento da Alfabetização ocorrido na 1ªs.

 

- DESEMPENHO, NA 3ª SÉRIE, DOS ALUNOS QUE CURSARAM A 2ª SÉRIE DESDOBRAMENTO - SÍNTESE GERAL. 08p.

Descrição do desenvolvimento da pesquisa, como foi feita a amostragem , os resultados percentuais em Quadros. Período estudado: 1983/85.

Portanto, a análise da aprovação nas 3ªs. séries se desdobrou em dois níveis: estruturas de matrícula e de avaliação, sendo complementada por uma análise das 1ªs. séries de onde se originaram. (Rt.004/87)

 

 

A1.3 LINGUAGEM ORAL / ESCRITA

 

 

19

 

A1.3/1

 

APOIO.“TODAS AS PALAVRAS.”MÓDULO III-LEITURA ESCRITA 1994. 171p.

Material do curso destinado a professores de EMEI e PLANEDI, que teve como objetivos específicos, entre outros, a fundamentação teórica da prática educativa e uma reflexão sobre as atividades e procedimentos  que visam ao processo de aquisição da leitura e escrita. O documento apresenta, também, a pauta e os textos de apoio para os três dias de curso que desenvolvem o seguinte conteúdo: Alfabetização com Qualidade, Linguagem Oral e Escrita e A Prática Pedagógica. (Sa.122/94)

 

 

20

 

A1.3/2

 

APOIO CURRICULAR. DESENVOLVIMENTO E ALTERAÇÕES DA LINGUAGEM ORAL.1996.12p.

Subsídio que trata da Construção da Linguagem Infantil, de suas peculiaridades, do desenvolvimento cognitivo ligado a ela. Enfoca, também, entre outros, os aspectos que interferem no desenvolvimento da linguagem, seus aspectos fonêmicos-fonológicos e auditivo-perceptivo. (Sa.086/96)

 

 

21

 

A1.3/3

 

CURRÍCULOS E PROGRAMAS. EQUIPE DE CICLO INICIAL. COLETÂNEA DE TEXTOS DE APOIO AO ESTUDO DOS “ORGANIZADORES DE ÁREA/CICLOS-ENSINO FUNDAMENTAL” – CICLO INICIAL.1996. 58p.

Textos para auxiliar a reflexão e trabalho dos educadores, no decorrer de 1995/96, em encontros com representantes das Drems. para analisar e aprofundar o conteúdo do Doc. “Organizadores de Área – Ensino Fundamental” – SU.DOTG/ Sa.005/96. Dentre outros assuntos : Alfabetização, Leitura e Escrita, Psicogenética, Texto e Textualidade, etc.(Sa.107/96)

 

 

A1.4 METODOLOGIA – 1ª SÉRIES

 

 

22

 

A1.4/1

 

METODOLOGIA ESPECÍFICA DA 1ªSÉRIE DO 1ºGRAU. 1980. 26p.

Visão do Quadro Curricular para a 1ª série subsídio matéria do Núcleo Comum/Conteúdo/Carga Horária semanal. Anexo sobre a reflexão crítica da atuação do Professor. (Sa.013/80)

 

 

23

 

A1.4/2

 

ALFABETIZAÇÃO: PROPOSTA ALTERNATIVA – SUBSÍDIO DE APOIO AO TREINAMENTO DE PROFESSORES DE 1ª SÉRIE. 1987. 3CADERNOS.

Documento elaborado com o intuito de sintetizar as principais idéias que estruturam a proposta alternativa de alfabetização  que vem sendo praticada por um grupo de profs. da RME. Consta de: Introdução; Síntese das idéias de Emília Ferreiro e Principais Repercussões na Prática Pedagógica, Considerações sobre algumas práticas escolares habituais, Depoimento de Profs., Produções de Escritas dos Depoimentos de Profs, Produções de Escrita das Crianças: Nível de Contextualização e Bibliografia Básica. (Sa.014/87)

 

 

A1.5 PORTUGUÊS / MATEMÁTICA

 

 

24

 

A1.5/1

 

AVALIAÇÃO DOS TREINAMENTOS:

. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO PARA CPs. DE EMEIs.;

. RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE 3º ESTÁGIO E PARA PROFs. DE PLANEDI. 1985. 48p.

Apresentam-se informações sobre os referidos treinamentos, colhendo dados dos participantes quanto aos assuntos tratados, em relação a seus objetivos e possibilidades de aplicação. Com esses dados pode-se subsidiar tomada de decisão para futuros treinamentos e perceber situações que possam interferir nos trabalhos a serem implantados e desenvolvidos na Escola, tanto pela Equipe Técnica quanto pela Escolar. (Rt.009/85)

 

 

25

 

A1.5/2

 

ALFABETIZAÇÃO TEXTOS DE APOIO: LÍNGUA PORTUGUESA -MATEMÁTICA. 1986.49p.

Textos que subsidia o trabalho do prof. alfabetizador, especificamente em

L. Portuguesa e Matemática. Apresenta bibliografia de apoio. (Sa.001/86).

 

 

26

 

A1.5/3

 

A-) EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO – CURRÍCULOS E PROGRAMAS. “TODAS AS PALAVRAS II – ALFABETIZAÇÃO NA MATEMÁTICA. 1994. 114p.

Curso dirigido a profs. de EMEI e PLANEDI e prestando serviços em Órgão Central. Conscientiza sobre o trabalho desenvolvido em Educação Infantil como requisito para estruturar o raciocínio lógico indispensável à construção do processo de alfabetização, assim como a elaboração de conceitos matemáticos. (Sa.123/94)

 

B-) EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO –“TODAS AS PALAVRAS II – ALFABETIZAÇÃO NA MATEMÁTICA” – CURSO OPTATIVO MODULAR.

1995. 114p.

Obs.: Reedição do SU - DOTG/Sa.123/94, cujo resumo consta no ano de 1994.(Sa.123/94)

 

 

27

 

A1.5/4

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO – GRUPO DE ESTUDOS CPs E OUTROS ESPECIALISTAS. PILOTO. 5º ENCONTRO. 1995. 36p.

Doc. que apresenta um texto de Jean Piaget sobre o desenvolvimento da aprendizagem e outro “Que es el numero?” da obra “Gênesis Del numero em el niño”. (Sa.018/95)

 

 

28

 

A1.5/5

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO. MATEMÁTICA – JOGOS. MÓDULO I.1995. 124p.

Curso dirigido a Coordenadores Pedagógicos como articuladores das propostas pedagógicas desenvolvidas na EMEI. O referido curso oferece subsídios  teóricos práticos e reflexões a respeito das ações do professor junto à criança, utilizando jogos como estratégia de trabalho na área de Matemática. (Sa.025/95)

 

 

29

 

A1.5/6

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO – MATEMÁTICA – ALFABETIZAÇÃO – MÓDULO III. 1995. 145p.

Curso dirigido a Coordenadores Pedagógicos a fim de fornecer-lhes subsídios teóricos que lhe facilitem a tarefa de orientar os professores na compreensão de estruturas lógicas, na interação com o meio como determinantes na compreensão de uso dos signos. (Sa.034/95).

 

 

30

 

A1.5/7

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO – GEOMETRIA: FORMAS,

DIMENSÕES E GRANDEZAS A SERVIÇO DA INTELIGÊNCIA. MATEMÁTICA. MÓDULO II. 1995. 25p.

Material de Curso destinado a Professores de Educação Infantil, com o objetivo de oferecer-lhes “subsídios necessários à compreensão do desenvolvimento das noções de espaço e suas representações topológicas, projetivas e euclidianas”. O subsídio desenvolve os seguintes tópicos: Geometria Topológica, Projetiva e Euclidiana; Geometria – Formas, Dimensões e Grandezas a Serviço da Inteligência; O Espaço Geométrico; Evolução Genética da Percepção Espacial; O Espaço Perceptivo ou Sensório-Motor; A Intuição das Formas e a “Percepção Estereognóstica”. (Sa.083/95).

 

 

31

 

A1.5/8

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO.TODAS AS PALAVRAS II – ALFABETIZAÇÃO NA MATEMÁTICA. SUBSIDIANDO A TEORIA E A PRÁTICA. CURSO OPTATIVO MODULAR. 1995.124p.

Curso para Especialistas em exercício nas EMEIS com a finalidade de lhes fornecer subsídios teóricos para desenvolver, com o grupo-escola, uma alfabetização na Matemática de Qualidade. Conseqüentemente, oferece oportunidades para que o Professor tome consciência da importância do trabalho desenvolvido em Educação Infantil como requisito para estruturar o raciocínio lógico indispensável à construção do processo de alfabetização e de conceitos matemáticos. (Sa.089/95).

 

 

32

 

A1.5/9

 

EDUCAÇÃO INFANTIL. MATEMÁTICA-ALFABETIZAÇÃO. CURSO: MATEMÁGICA + ALFABETIZAÇÃO – MÓDULO III. 1996. 79p.

Público alvo: Professores de Educação Infantil. Objetivos: compreender as relações entre desenvolvimento e construção dos sistemas de representações através de signos; levar ao entendimento da construção das estruturas lógicas na interação com o meio na determinação da compreensão e utilização dos signos. Procedimentos. Atividades: brincadeiras simbólicas; imitações de sons e gestos; brincadeiras sensório-motoras. Avaliação. Bibliografia. (Sa.029/96).

 

 

A1.6 PRONTIDÃO / PERÍODO PREPARATÓRIO

 

 

33

 

A1.6/1

 

MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULO – 1ª SÉRIE – PERÍODO PREPARATÓRIO. 1976. 184p.

Teste para verificação da Prontidão para Aprendizagem da Leitura, Escrita e Matemática – discriminação visual, auditiva, coordenação motora.(Sa.007/76)

 

 

34

 

A1.6/2

 

PERÍODO PREPARATÓRIO. 1981. 12p.

Considerações Gerais; Objetivos Gerais; Aspectos do Período Preparatório a serem trabalhados na 1ª série; funções psiconeurológicas; operações cognitivas; linguagem oral. (Sa.003/81)

 

 

35

 

A1.6/3

 

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS PROGRAMAÇÕES DE 1º GRAU.

1982. 15p.

Objetivo: Elaborar e implantar a programação curricular de 1ª a 8ª séries para todos os componentes constantes do quadro Curricular em vigor a partir de 1982. Obs.: Fazem parte deste Projeto subsídios de apoio técnico (Sas.) de 1981, reformulados  em 1982,referentes desde o período Preparatório até Componentes Curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Artística, Educação Física, Matemática, Desenho Geométrico, Ciências e Programa de Saúde, Estudos Sociais, História, Geografia, Educação Moral e Cívica, OSPB.

Obs.: (Ver também: DO.41/Pj.002/82; DO.21/Pj.013/82; DO.21/Rt.008/82 e DO.41/Sa.003/81, 004/81, 005/81,006/81,007/81,008/81 e 009/81). (Pj.001/82)

 

 

36

 

A1.6/4

 

SUGESTÕES PARA UM PROGRAMA DE PRONTIDÃO.

1983. CADERNOS 1 E 2.

. Quadro norteador do trabalho de prontidão para Alfabetização.

. SubsídioTeórico-Prático da Prontidão para Alfabetização.1983.04 Cadernos.  Obs.: (Ver também: DO.41/Pj.023/83). (Sa.005/83)

 

 

37

 

A1.6/5

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA PRONTIDÃO PARA ALFABETIZAÇÃO.

1984. 26p.

Esclarecimentos iniciais; O que é? Para que serve? De que maneira deve ser utilizada? Quando? Material necessário; recomendações para aplicação; modelo deste tipo de Avaliação; Introduções para aplicação e atribuições de pontos desta Avaliação. (Sa.002/84)

 

 

38

 

A1.6/6

 

SUBSÍDIOS PARA UMA PROGRAMAÇÃO DE PRÉ-ESCOLA E 1ªs SÉRIES EM PERÍODO PREPARATÓRIO (MATERIAL INTEGRANTE DO ENCONTRO DE EDUCADORES – JANEIRO/84). 1984.

2 CADERNOS E 2 ANEXOS.

Aspectos a serem focalizados: sócio-emocional; linguagem; funções psiconeurológicas; operações cognitivas – Anexos: 1 – Recado ao professor sobre a finalidade desse subsídio; 2 – Iniciando uma reflexão sobre a função da pré-escola e seu papel; 3 – Pontos críticos a serem observados pelas EMEIs na semana de Planejamento – rodízio de turmas, período integral, período de adaptação. (Sa.004/84)

 

 

39

 

A1.6/7

 

ORIENTAÇÕES PARA O PERÍODO PREPARATÓRIO – 1984 – 122p.

Objetivo: Atender às necessidades de adaptação dos alunos à escola de 1º Grau. Este material foi elaborado contendo atividades para cerca de 15 dias de Período Preparatório para Alfabetização e para Avaliação Diagnóstica dos alunos em relação aos pré-requisitos para a alfabetização. (Sa.005/84)

 

 

40

 

A1.6/8

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO – GRUPO DE REFLEXÃO – TEORIA E PRÁTICA – 6º ENCONTRO. 1995. 26p.

Este encontro começa por um texto elucidativo sobre o fato de nos darmos

conta da beleza da vida ao invés de nos acomodarmos no cotidiano.

Segue-se Legislação pertinente aos Ensinos Municipal e Estadual de Educação Infantil e sobre Música na Educação Infantil. (Sa.108/95)

 

 

A1.7 PSICOGÊNESE

 

 

41

 

 

 

A1.7/1

 

APOIO. PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA E A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO. 1994. 179p.

Curso destinado a Professores do Ciclo Inicial do Ensino Fundamental Regular; do 1º Ciclo – Alfabetização do Ensino Supletivo; Coordenadores Pedagógicos e outros educadores interessados.

Objetivos: Difundir e sensibilizar o público alvo para a questão da Qualidade e seu processo que implementa os eixos da política educacional da atual Administração; colaborar na formação específica dos educadores quanto à Alfabetização. Textos para reflexão. (Sa.082-A/94)

 

 

42

 

A1.7/2

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO – CURRÍCULOS E PROGRAMAS. “TODAS AS PALAVRAS IV – PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA.”

CURSO OPTATIVO MODULAR. 1995. 69p.

Curso dirigido a professores de EMEI, Planedi e especialistas em exercício nas EMEIs que objetiva viabilizar oportunidades para que o professor tome consciência da importância do trabalho desenvolvido em Educação Infantil como requisito para estruturar o raciocínio lógico, indispensável à construção do processo de alfabetização. (Sa.009/95)

 

 

43

 

A1.7/3

 

ENSINO DE 1º E 2º GRAUS – “FORMANDO LEITORES E ESCRITORES” – MÓDULO V/V – EXTRAÍDO DO DOCUMENTO SU.DOTG/Sa.082/94-A/B “PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA E A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO.” 1995. 24p.

O documento aborda considerações quanto à relação entre teoria e prática na Alfabetização, no aspectos da leitura e escrita visando a que o aluno perceba sua função social (tornando-se cidadão crítico e participante). Acompanham textos elucidativos sobre o assunto. (Sa.042/95)

 

 

44

 

A1.7/4

 

ENSINO DE 1º E 2º GRAUS. FORMANDO LEITORES E ESCRITORES. EXTRAÍDO DO DOCUMENTO SU.DOTG/Sa.082/94-A/B “PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA E A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO.” MÓDULO I/V. 1995.31p.

Curso dirigido a três professores representantes por Unidade Escolar com a finalidade de favorecer momentos de discussão sobre a organização do coletivo da escola, via grupo de estudo; construir uma prática adequada à realidade de cada professor e de cada grupo – classe; contribuir para a formação específica dos educadores na área da Alfabetização e na Avaliação. (Sa.051/95)

 

 

45

 

A1.7/5

 

ENSINO DE 1º E 2º GRAUS - FORMANDO LEITORES E ESCRITORES. MÓDULO II/V. 1995. 41p.

Curso modular onde, nesta 2ª etapa, apresenta coletânea de textos para reflexão: “ Objetivos da Alfabetização de Crianças” (Emília Ferreiro). (Sa.052/95)

 

 

46

 

A1.7/6

 

EDUCAÇÃO DE 1º E 2º GRAUS - FORMANDO LEITORES E ESCRITORES. MÓDULO IV/V. EXTRAÍDO DO DOCUMENTO SU.DOTG/Sa.082/94-A/B “PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA E A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO.” 1995. 47p.

Coletânea de textos sobre leitura, literatura e ensino da escrita e da arte de escrever. (Sa.086/95)

 

 

A1.8 REFORÇO

 

 

47

 

A1.8/1

 

CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS ATRAVÉS DE TREINAMENTO EM SERVIÇO “REFORÇO DA ALFABETIZAÇÃO” PARA ASSISTENTES PEDAGÓGICOS. 1980. 88p.

Objetivo, conteúdo, estratégia, recursos materiais, avaliação, Planos de Aula.

Inicialmente, como reunião para propiciar troca de experiências, nesse assunto, entre os A.Ps. (Pj.010/80)

 

 

48

 

A1.8/2

 

AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE TREINAMENTO DIRETO – RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DO TREINAMENTO NA TÉCNICA DO “REFORÇO NA ALFABETIZAÇÃO”. 1981. 18p.

A técnica “Reforço na Alfabetização” foi o resultado de pesquisas sobre formas alternativas de auxiliar o processo de alfabetização junto à RME, seja na utilização de métodos analíticos ou sintéticos.

O objetivo do treinamento, realizado com professores de 1ªs.séries, foi a verificação do grau de eficiência alcançado pelo mesmo.

Tópicos do Relatório: Introdução, Expectativas, Procedimentos, Resultados e Conclusões Finais. (Rt.006/81)

 

 

49

 

A1.8/3

 

SUBPROJETO – CURSO: REFORÇO DA ALFABETIZAÇÃO.

1982 .16p.  e MÓDULOS DE 1 a 5.

Objetivo: Instrumentalizar os Professores de 1º Grau – Nível I, quanto à aplicação desta técnica alternativa de alfabetização, abordando também seus fundamentos básicos. Acompanham esse Subprojeto: O curso com pautas, planos, avaliação e Módulos de 1 a 5, abordando: métodos de alfabetização; etapas; planos de aulas e atividades.

Documentos arquivados juntamente com este, por serem de assunto semelhante:

-          Curso “Os Caminhos da Alfabetização”;

-          Treinamento em serviço “Programas de Prontidão e Reforço da Alfabetização para Assistentes Pedagógicos”. 1993;

-          “Encontros de alfabetização para Assistentes Pedagógicos”. 

Obs.: a documentação acima abrange itens tais como: Período Preparatório; Aulas e fases, Questionários Informativos; Relatórios; etc. (Pj.005-4/82)

               

 

50

 

A1.8/4

 

AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE TREINAMENTO DIRETO – RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO TREINAMENTO. JANEIRO.1982. 51p.

Dados com respeito à Avaliação “In Processo” do treinamento sobre a “Técnica do Reforço na Alfabetização”, desenvolvido no início do ano letivo de 1981, para professores de 1ª série. O documento enfoca procedimentos adotados, os resultados quanto à própria Técnica e as conclusões finais. Três anexos finalizam esse relatório: Conclusões e Recomendações do Trabalho anterior; Quadros Relativos às Drems e Instrumentos Utilizados. (Rt.001/82)

 

 

51

 

A1.8/5

 

AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE TREINAMENTO DIRETO-SÚMULA DO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO TREINAMENTO.1982. 07p.

Refere-se à avaliação do Treinamento sobre a “Técnica de Reforço da Alfabetização” que envolveu o Assistente Pedagógico e os Professores de 1ª série, em especial, os sem experiência. Resultados quanto a: Aplicação da Técnica; Condições em que a Técnica foi aplicada; Orientações e Acompanhamento; Continuidade; Recomendações. (Su.002/82)

 

 

A1.9 SÍLABAS COMPLEXAS / SISTEMATIZAÇÃO DE SÍLABAS

 

 

52

 

A1.9/1

 

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO: SÍLABAS COMPLEXAS. 1974. 18p.

Destina-se às 1ªs., embora também possa ser aplicado em sua 3ª fase, nas 2ªs.  a critério do Diretor, Assistente Pedagógico e Professores das Unidades Escolares.De início, deve haver um Diagnóstico do nível de rendimento do aluno para prosseguir no processo de Alfabetização. Portanto, pretende-se verificar os pré-requisitos para o começo dessa etapa e o nível de participação do Pessoal envolvido na 3ª fase (Diretor, AP., Prof.).(Pj.002/74)

 

 

53

 

A1.9/2

 

SISTEMATIZAÇÃO DE SÍLABAS COMPLEXAS NA 1ª SÉRIE DO 1º GRAU.

Parte I: Introdução da relação de dificuldades por texto.

Parte II: Continuação da relação citada. 1982. 02 cadernos. (Sa.007/82)

 

 

54

 

A1.9/3

 

SISTEMATIZAÇÃO DE SÍLABAS. 1983. 24p.

Orientação quanto ao desenvolvimento das fases (estimulação; apresentação e estudo da palavra-chave contextualizada; apresentação e estudo da sílaba e fechamento da família silábica; formação de novas palavras e frases; atividades de fixação; atividades de enriquecimento; avaliação).

(Ver também DO.41/Pj.023/83). (Sa.003/83)

 

 

55

 

A1.9/4

 

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO E ESTUDO DAS SÍLABAS COMPLEXAS. 1984. 37p.

Sugestão de seqüência para apresentação das Sílabas Complexas. Modelos de Planos de Aula para o trabalho com as referidas sílabas. (Sa.010/84)

 

 

*A1.1 VARIAÇÕES SOBRE O ASSUNTO (Alfabetização)

 

 

56

 

*A1.1/1

 

PMSP/SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA/DEPARTAMENTO DO ENSINO PRIMÁRIO. SUGESTÕES PARA O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO 1º ANO. 1965. 19p.

Assuntos: Alfabetização/ Escrita / Linguagem Escrita / Ditado / Composição no 1º Ano / Cópia. Documento que se inicia com a definição de Linguagem como meio de expressão de nossos pensamentos, idéias e experiências. Aborda, a seguir, as Etapas no Ensino da Redação (Ditado e Ditado seguido de Cópia pelas Crianças). Contém, também, um anexo que trata, especificamente, dos Tipos de Ditados, Modalidades, Fases e Sugestões.

 

 

57

 

*A1.1/2

 

PMSP/DME/DIVSÃO PEDAGÓGICA – COLETÂNEA DE APOSTILAS PARA 1ª SÉRIE. 1969. 165p.

Assuntos : Alfabetização/ Período Preparatório, Leitura, Escrita, Matemática, Sistema de Numeração, Estudos Sociais, Ciências. Coletânea de Apostilas para a 1ª série, que tratam, basicamente, de: Período Preparatório para Leitura, Escrita e Matemática – Verificação da Prontidão; Matemática – Nível I (fev./agosto e setembro / 1969); Ciências: Examinando Coisas; Por que contar Estórias; Matemática – Sistema de Numeração; Estudos Sociais: Minha Família e Meus Vizinhos.

 

 

58

 

*A1.1/3

 

PMSP/DME/DIVISÃO PEDAGÓGICA – CURSO PARA PROFESSORES REGENTES DE CLASSES DE PRIMEIRA SÉRIE NO ANO DE 1970: INICIAÇÃO À ESCRITA. 1970. 03p.

Assuntos: Alfabetização/ Capacitação / Treinamentos / Cursos / Classes de Primeira Série / Escrita / Iniciação à Escrita. Documento que aborda: Fases e Técnicas do Treino da Escrita; Como Passar da Letra de Imprensa para a Cursiva e Proposição de trabalho para os cursistas.

 

 

59

 

*A1.1/4

 

PMSP/DME/DIVISÃO PEDAGÓGICA – CURSO PARA PROFESSORES REGENTES DE CLASSES DE PRIMEIRA SÉRIE: PASSOS BÁSICOS PARA O ENSINO DA LEITURA – 1ª SÉRIE. 1970. 55p.

Assuntos: Alfabetização/ Leitura, Escrita, Período Preparatório, Ato de Ler o Pré-Livro, Cartilha, Prontidão para a Leitura / Capacitação / Treinamentos / Cursos. Coletânea de Apostilas sobre Alfabetização – década de 70. Conteúdo: Verificação da Prontidão para a Leitura; Apresentação dos Personagens do Pré-Livro ou Cartilha; Passos Básicos da Leitura Diária no Pré-Livro ou Cartilha; Análise da Cartilha ou Pré-Livro; Período Preparatório; Análise do Ato de Ler e Iniciação à Escrita.

 

 

60

 

*A1.1/5

 

PMSP/DME/DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA – MÉTODOS E TÉCNICAS PARA APRENDIZAGEM DA LEITURA. 1971/73. 93p.

Este documento aborda: Alfabetização/ Leitura, Pantomimas, Dramatizações, Poesias, Coro Falado, Estórias, Histórias, Cartilhas, Ler , Métodos de Leitura, Como Contar Estórias, Fantoches, Marionetes, Teatro de Sombras / Aprendizagem – Rendimento Escolar. Conjunto de Apostilas sobre Alfabetização e Leitura. Títulos: Métodos de Aprendizagem da Leitura; Técnicas utilizadas no Processo de Alfabetização; Projeto 1: Rendimento Escolar – Alfabetização; Roteiro para Análise de Cartilhas.

 

 

61

 

*A1.1/6

 

PMSP/DME/DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA – PERÍODO PREPARATÓRIO. 1969. 123p.

Assuntos: deste documento: Alfabetização - Período Preparatório / Avaliação / Discriminação Visual e Auditiva / Coordenação Motora / Pantomimas e Dramatizações. Conjunto de Documentos sobre diversos aspectos do Período Preparatório, tais como: Roteiro para observação de alunos, Reagrupamento, Fatores que interferem na Aprendizagem da Leitura, Escrita e Matemática.

 

 

62

 

*A1.1/7

 

PMSP/SME/EM104 – REUNIÕES DE 1ª E 2ª SÉRIES. 1975. 157p.

Assuntos desse documento: Alfabetização/ Planos de aula / Sílabas / Estudo de textos / Áreas do Conhecimento: Matemática – Adição – Subtração - Problemas / Língua Portuguesa – Português – Composição – Prontidão / Esquema Corporal. Conjunto de apostilas distribuídas em três reuniões para 1ªs. séries e três para as 2ªs. séries, onde foram abordados, respectivamente, Alfabetização – 1ª série – (desde o estudo de sílabas até técnica para estudo de texto) e Matemática e Língua Portuguesa para as 2ªs..

 

 

63

 

*A1.1/8

 

PMSP/DME/SEÇÃO DE TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL.CURSO DE PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O PROGRAMA DE PRONTIDÃO. 1976. 161p.

O documento apresenta: Alfabetização/ Fatores que interferem no Desenvolvimento Intelectual / Avaliação /Capacitação / Treinamentos / Cursos /Prontidão / Esquema Corporal /  Grafismo / Exercícios Psicomotores / Relatórios / Programas / Projetos / Saúde / Classes de 1ª série; Ficha para registro de observação / Percepção Visual / Linguagem Oral. Apostila destinada ao Curso de Preparação dos Professores para o Programa de Prontidão, em 1976. Contém, também, os itens: Relatórios do referido Programa e do Programa de Alimentação Suplementar.

 

 

64

 

*A1.1/9

 

PMSP/DME/DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA – CURSO: TÉCNICAS

DE ALFABETIZAÇÃO. 1977. 195p.

Assuntos: Alfabetização Período Preparatório / Desenvolvimento Tátil, Gustativo e Olfativo / Percepção Auditiva e Visual / Orientação Temporal / Expressões Corporal, Musical e Plástica / Capacitação / Treinamentos / Cursos / Áreas do Conhecimento: Educação Artística. Conjunto de Apostilas, elaboradas pelos cursistas que participaram do Curso “Técnicas de Alfabetização”, em 1977.

 

 

65

 

*A1.1/10

 

PMSP/SME – PRIMEIRO ENCONTRO DE EDUCADORES DA RME SOBRE EXPERIÊNCIAS EM ALFABETIZAÇÃO. 1978. 89p.

Abordagens: Alfabetização Período Preparatório / Cartilha / Texto Livre / Fixação de Sílabas / Aprendizagem Lenta / Eventos: Encontro / Revista Municipal de Ensino. Documento composto de Programa do Evento; Síntese dos Trabalhos Apresentados; Avaliação; Regulamento do Encontro; Roteiro para Apresentação dos Trabalhos e um artigo para publicação na Revista Municipal de Ensino e Avaliação do Evento.

 

 

66

 

*A1.1/11

 

PMSP/SME/DEPLAN PROJETO: INTERAÇÃO PAIS - ESCOLA. 1978. 11p.

Este documento aborda: Alfabetização / Desenvolvimento de hábitos e habilidades de estudo em casa / Caracterização da Criança / Avaliação / Sistema de Avaliação / Profissionais de Educação: Orientação Educacional - Orientador Educacional / Programas / Projetos / Eventos: Encontro. Roteiro para desenvolvimento do “Projeto Interação Pais-Escola”, contendo sugestões para serem utilizadas pelo Orientador Educacional quando da realização do “1º Encontro com Pais sobre Ajustamento do Aluno de 1ª série” e sugestões para treino de voluntários e de estratégias para o 1º dia do Encontro de Pais.

 

 

67

 

*A1.1/12

 

PMSP/SME/DEPLAN –  PLANO OPERACIONAL DE ATENDIMENTO ÀS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS – POADI. 1978. 21p.

Apresentação de: Alfabetização – Período Preparatório / Diferenças Individuais / Aprendizagem / Planos / Planejamentos / Propostas. Detalhamento do Plano Operacional de Atendimento às Diferenças Individuais em Classes de 1ª série (Poadi), elaborado em virtude da grande retenção de alunos em escolas da periferia de São Paulo.

 

 

68

 

*A1.1/13

 

PMSP/EMPG “PROF. QUEIROZ FILHO” – PROJETO DE REALFABETIZAÇÃO. 1977. 195p.

Assuntos: Alfabetização / Realfabetização / Recuperação / Classes de Recuperação / Repetentes / Multi-repetentes / Aprendizagem – Rendimento Escolar / Coordenação Motora / Orientações Espacial e Temporal / Métodos de Ensino e Pedagógicos / Programas / Projetos. Trata-se de um Projeto que visa à diminuição da repetência e reintegração à situação escolar de 20 (vinte) alunos multi-repetentes, através de método misto de alfabetização, aplicado na EMPG. “Prof. Queiroz Filho”, em 1977.

 

 

69

 

*A1.1/14

 

PMSP/SME/DEPLAN – SUGESTÕES  DE ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE PRONTIDÃO PARA ALFABETIZAÇÃO. 1980. 71p.

Assuntos :Alfabetização – Período Preparatório / Áreas do Conhecimento: Educação Artística / Educação Física / Expressões Musical, Corporal e Plástica / Discriminação Auditiva e Visual. Documento elaborado com a finalidade de subsidiar o professor no seu planejamento diário, selecionando as atividades com base na sua realidade e conforme a graduação adequada.

 

 

70

 

*A1.1/15

 

PMSP/SME/DEPLAN – QUADRO NORTEADOR DO TRABALHO DE PRONTIDÃO PARA ALFABETIZAÇÃO. 1983. 21p.

Assuntos: Alfabetização – Período Preparatório – Prontidão / Funções Psiconeurológicas / Operações Cognitivas / Coordenação Motora / Discriminação Visual e Auditiva / Memória Visual, Auditiva e Visomotora / Linguagem oral. Documento que apresenta um quadro onde é possível identificar o nível de prontidão dos alunos; qual a forma para desenvolver os pré-requisitos necessários ao processo sistemático de Alfabetização e que dificuldades os alunos poderão apresentar durante o processo de Alfabetização, se não tiverem desenvolvido os pré-requisitos.

 

 

71

 

*A1.1/16

 

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO DISTRITO FEDERAL – DIRETRIZ PEDAGÓGICA: “PROPOSTA PRELIMINAR PARA ALFABETIZAÇÃO” – PROJETO ABC. (EM ESTUDO). 1984. 73p.

Assuntos: Alfabetização / Administração Escolar / Planos / Planejamentos / Propostas / Programas / Projetos – Projeto ABC. Proposta de Alfabetização da Fundação Educacional do Distrito Federal, objetivando melhorar a qualidade de ensino e minimizar perdas educacionais ocasionadas pela evasão e repetência dos alunos das séries iniciais.

 

 

72

 

*A1.1/17

 

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO - METODOLOGIA DE PESQUISA E AÇÃO - GEEMPA – PORTO ALEGRE. ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES POPULARES – AVALIAÇÃO COGNITIVA. 1986. 37p.

Assuntos: Alfabetização / Avaliação Cognitiva / Emília Ferreiro / Escrita do próprio nome / Psicogênese da Alfabetização / Aprendizagem da lecto-escrita / Processo Cognitivo / Prova do Transvazamento de Líquidos. Documento elaborado pela Equipe de Pesquisa do GEEMPA, contendo, entre outras, as provas do nome e das quatro palavras e uma frase, construídas por Emília Ferreiro, para verificação do nível de escrita em que se encontra cada aluno.

 

 

73

 

*A1.1/18

 

PESQUISA UNIVERSITÁRIA REALIZADA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL. “ANALFABETISAÇÃO: FRACASSO ESCOLAR OU POBREZA DA ALFABETIZAÇÃO?” 1987. 227p.

Abordagens: Alfabetização / Analfabetização Escolar / Insucesso Escolar / Pesquisa / Fracasso Escolar / Sucesso Escolar. Pesquisa que se propõe a investigar qual a eficiência de um programa instrucional de alfabetização, destinado a alunos multi-repetentes de escolas públicas. Contém três anexos.

 

 

74

 

*A1.1/19

 

PMSP/DME/DIVISÃO PEDAGÓGICA – CURSO PARA PROFESSORES REGENTES DE CLASSES DE PRIMEIRA SÉRIE NO ANO DE 1970. 

1970. 51p.

Este documento apresenta: Alfabetização – Período Preparatório / Áreas do Conhecimento: Matemática / Português – Língua Portuguesa  / Análise de Cartilhas / Pré-Livro / Leitura. Documento que discorre sobre Período Preparatório, Discriminação Auditiva e Visual, Coordenação Motora, Análise do Ato de Ler, Roteiro para Análise de Cartilhas, Iniciação à Escrita.

 

75

 

*A1.1/20

 

PMSP/SME/DEPLAN – PROPOSTAS ALTERNATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO (DESTAQUE: EMÍLIA FERREIRO). 1987. 97p.

Esse documento trata de:  Alfabetização – Período Preparatório / Emília Ferreiro/ Áreas do Conhecimento: Português – Língua Portuguesa – Leitura – Produção de Texto / Fonetização da Escrita / Planos / Planejamentos / Propostas / Pesquisas. Síntese das principais idéias que norteiam uma proposta alternativa de alfabetização construída por professores da RME / São Paulo, idéias estas decorrentes, basicamente, das pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

 

76

 

*A1.1/21

 

PMSP/SME/DEPLAN – COMO ORGANIZAR OS PLANOS DE ENSINO DAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO – 1ªs. e 2ªs. SÉRIES. 1983. 95p.

Este documento aborda: Alfabetização / Planos / Planejamentos / Propostas – Planos de Ensino – Plano Emergencial de 1ª série / Promoção / Sistematização de Sílabas. Documento que discorre, entre outros assuntos, sobre: roteiro simplificado dos passos para organização dos Planos de Ensino; considerações sobre atendimento emergencial às 1ªs.séries; sistematização de sílabas; mínimo de escolaridade para promoção da 1ª série em 1983, e outros.

 

 

77

 

*A1.1/22

 

PMSP/ CONAE/ DOT/ ESCOLA DA VILA – QUEM É O SUJEITO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO? 1989. 13p.

Assuntos: Alfabetização – Alfabetizar / Áreas do Conhecimento: Português – Língua Portuguesa – Leitura / Paulo Freire / Avaliação / Escola da Vila. Texto elaborado pela professora Telma Weisz, da Escola da Vila, que trata, sobretudo, da necessidade de revisão do processo de alfabetização. Mudanças são sugeridas, tais como a do objetivo do professor, que deixa de ser o de alfabetizar a criança e passa a ser o de ajudá-la a se alfabetizar.

 

 

78

 

*A1.1/23

 

PMSP/SME/DOT – ALFABETIZAÇÃO E CIDADANIA. PAULO FREIRE IN REVISTA EDUCAÇÃO MUNICIPAL - ANO I – Nº 1. EDITORA CORTEZ.

1988. 05p.

Assuntos: Alfabetização/ Desenvolvimento Pessoal / Profissional / do Escolar Cidadania / Educação Popular / Paulo Freire / Comunidade Eclesial de Base. Texto de Paulo Freire, inserido na Revista Educação Municipal, Ano 1. Nº 1. Editora Cortez. 1988, mostrando que alfabetização tem a ver com identidade individual e de classe, e, também, com formação da cidadania, embora não seja a alavanca de uma tal formação, pois, ler e escrever não são suficientes para perfilar a plenitude da cidadania.